Almada | Piscina Municipal encerrada devido a Legionella

A Legionella foi encontrada na água dos chuveiros do balneário masculino

A Piscina do Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada” foi, ontem dia 28 de Outubro, encerrada temporariamente ao público após detecção da bactéria Legionella. 

“No seguimento do procedimento mensal de recolha de amostras de água para pesquisa da bactéria Legionella, bem como de todos os outros parâmetros relevantes para análise da qualidade da água, foi recebida hoje, dia 28 de Outubro de 2022, uma notificação do laboratório LPQ, dando conta de que o parâmetro «Legionella pneumophila» e «Legionella SPP» (amostra colhida a 17 de Outubro e concluído o ensaio a 28 de Outubro) teve um resultado superior ao valor normal. A bactéria foi detectada num chuveiro do balneário masculino, afecto à piscina. Às 07.30h, procedeu-se de imediato ao encerramento de todos os balneários afectos à piscina e à suspensão das actividades aquáticas.”, informa a Câmara Municipal de Almada em comunicado.

Do comunicado faz também parte a indicação de que “foi também iniciado de imediato o procedimento para desinfecção dos circuitos de água do balneário, tendo a temperatura da mesma sido subida para garantir 70 a 75ºC nos locais de consumo e, 55ºC no retorno. De seguida, foi efectuado um tratamento químico de injecção de hipoclorito na entrada de água fria dos depósitos de Águas Quentes Sanitárias.”

A participação deste resultado já foi efectuada à Delegação de Saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), cumprindo todo o protocolo estabelecido para estas situações, estando a CMA em permanente contacto com esta entidade.

A Câmara Municipal de Almada informa ainda no mesmo comunicado que “efectua controlos regulares da presença desta bactéria, através da recolha mensal de amostras de água, e efectua medidas preventivas da mesma através de choque térmico mensal em todos os chuveiros existentes nos balneários afectos à piscina, ou seja, toda a rede de Águas Quentes Sanitárias (depósitos, tubagens e chuveiros) do edificado.”

A bactéria Legionella pneumophila pode ser contraída pela inalacção de gotículas de vapor de água contaminada que transportam a bactéria para os pulmões. Os sintomas associados, e aos quais a CMA pede que todos utentes desta piscina fiquem atentos são: febre, calafrios, dores musculares, dificuldade respiratória, vómitos ou diarreia.

A piscina irá manter-se encerrada por um período previsível de entre 15 a 30 dias, em função do resultado de novas análises já realizadas e eventual, caso a Autoridade de Saúde assim o determine, contra-análise. 

A CMA declara que “irá ainda, como medida complementar de segurança e por sua exclusiva decisão, proceder à recolha de águas para análise em 7 pontos distintos do Complexo Municipal dos Desportos como medida de prevenção e segurança dos utentes e trabalhadores.”

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , ,

2 thoughts on “Almada | Piscina Municipal encerrada devido a Legionella

Comentários estão fechados.