Almada | Tertúlia com presença de capitães de Abril
Vasco Lourenço e Rodrigo de Sousa e Castro debatem a democracia actual à luz do 25 de Abril de 1974
No dia 3 de Dezembro pelas 21h, o Fórum Romeu Correia, em Almada, acolhea tertúlia “50 anos depois, e agora?”, que visa assinalar os 50 anos do 25 de Abril de 1974. Os capitães de Abril, Vasco Lourenço e Rodrigo Sousa e Castro marcam presença. A entrada é livre.
A tertúlia irá debatar a importância histórica do 25 de Abril de 1974 para Portugal, na democracia actual e nos desafios futuros.
O coronel Vasco Lourenço foi preso e transferido compulsivamente para Ponta Delgada, nos Açores, onde dirigiu o MFA local e ouviu o 25 de Abril de 1974 pela rádio. Foi capitão de Abril, e nomeado para o Conselho de Estado como representante da Comissão Coordenadora do MFA. Integrou o Conselho dos Vinte e o Conselho da Revolução, sendo o seu habitual porta-voz. Foi também membro do Conselho da Arma de Infantaria e co-autor do Plano de Acção Política (PAP). Primeiro subscritor do Documento dos Nove, substitui em Novembro de 1975 Otelo Saraiva de Carvalho como Governador Militar de Lisboa e Comandante da Região Militar de Lisboa (1975-1978). A 24 de Setembro de 1983 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, e a 19 de Abril de 1986 com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. É maçon do Grande Oriente Lusitano desde 1998. É um dos fundadores e actual presidente da Associação 25 de Abril.
O coronel Rodrigo de Sousa e Castro, integrou a Comissão Coordenadora do Movimento dos Capitães na clandestinidade, participa na elaboração do documento “O Movimento das Forças Armadas e a Nação”, verdadeiro programa político do Movimento dos Capitães, foi membro do Movimento das Forças Armadas (MFA), responsável pelo o levantamento das forças militares conhecidas por Agrupamento November, a Norte. Teve funções de superintendente para a Extinção da PIDE/DGS e LP, de presidente dos Serviços de Apoio do Conselho da Revolução e de seu porta-voz até 1980. Desempenhou funções no Posto de Comando instalado no Palácio de Belém, sob o comando directo do Presidente da República, General Costa Gomes. integrou a CNARPE – Comissão Nacional de Apoio à Reeleição do Presidente Eanes, na qualidade de director do Departamento de Informação e Propaganda. Apoiou o surgimento de uma nova formação política, o PRD – Partido Renovador Democrático. Foi director de campanha da candidatura presidencial de Maria de Lurdes Pintasilgo. Recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, em 10 de Junho de 1985.
O evento é organizado pela concelhia de Almada do PS.
"50 anos depois e agora?", 50 anos do 25 de Abril, Capitães de Abril, concelhia PS, Democracia, Fórum Romeu Correia, Futuro, história, PS Almada, Rodrigo Sousa e Castro, Tertúlia, Vasco Lourenço