Almada | The process of burning in reverse
O corpo aliado à narrativa de Kafka, no centenário da sua morte
No âmbito da 32.ª edição da Quinzena de Dança de Almada – International Dance Festival, estreia a 27 de Setembro às 21h, “The process of burning in reverse” de São Castro, no palco principal do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB).
No ano em que se assinala o centenário da morte de Franz Kafka, a coreógrafa São Castro respondeu ao convite da Companhia de Dança de Almada (CaDA), para a criação de um novo trabalho, no qual se propôs aliar o corpo e o seu potencial expressivo, à narrativa visceral e enigmática deste controverso e influente escritor.
O título “The process of burning in reverse” é uma metáfora para o incumprimento do último desejo de Kafka – que Max Brod queimasse todos os seus manuscritos após a sua morte. Contrariando a vontade do autor, o seu amigo e confidente optou por preservar os escritos e desenhos, assegurando o impacto da obra de Kafka, e perpetuando algumas das obras mais relevantes da literatura do século XX.
No trabalho coreográfico de São Castro tem havido uma atenção e reflexão constante à relação entre palavra e corpo. Nos últimos anos, tem desenvolvido uma pesquisa teórico-práctica, através das suas criações, no sentido de analisar e explorar métodos de tradução da palavra no corpo, de forma a que este se manifeste como discurso visível.
Uma metodologia que designa como corporização da palavra tem sido o foco nos seus processos criativos, e tem-se revelado ao mesmo tempo como uma procura contínua sobre os processos de comunicação em que o corpo é o protagonista e o seu movimento potenciador de um discurso não-verbal, que mesmo apresentando-se abstrato – uma das características associadas à Dança – tem a capacidade de se revelar como extensão dramatúrgica da palavra.
É no seguimento desta pesquisa que a coreógrafa recorre às obras de Kafka para esta nova peça, cujo processo de pesquisa e criação foi iniciado no Teatro Viriato, no âmbito do Programa de Residências de Criação “mi casa tu casa”, seguido de residência em Almada com o elenco de bailarinos da Companhia de Dança de Almada.
São Castro foi bailarina no Balleteatro, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e Ballet Gulbenkian. É licenciada em Dança pela ESD – Escola Superior de Dança, IPL. rabalhou com vários coreógrafos, dos quais se destacam Isabel Barros, Rui Lopes Graça, Benvindo Fonseca, Vasco Wellenkamp, Paulo Ribeiro, Hofesh Shechter / Instável, Olga Roriz, Clara Andermatt, Tânia Carvalho, Luís Marrafa, entre outros. Iniciou-se na coreografia em 2009, e desde 2011 desenvolve uma colaboração artística com o coreógrafo e bailarino António M Cabrita, com quem criou “Dido e Eneias” (2017) para a Companhia Nacional de Bailado. Em 2015, os dois foram distinguidos com o Prémio Autores – Melhor Coreografia, pela Sociedade Portuguesa de Autores. Algumas das suas peças têm sido consideradas pela imprensa nacional como dos melhores espectáculos de Dança do ano. Em 2016 criou “The Art of Losing” para a Companhia de Dança de Almada.
Ficha artística
Concepção e Coreografia: São Castro
Interpretação: Bruno Duarte, Inês Barros, Lúcia Salgueiro, Mariana Romão, Raquel Tavares, Vítor Afonso
Música: Michal Jacaszek, Stefan Wesolowski, William Basinski, Rimbaud, Park Woojae, Woodkid & Nils Frahm, excertos sonoros do filme “The Trial” de Orson Welles
Sonoplastia: São Castro
Figurinos: Nuno Nogueira
Desenho de Luz: São Castro e Hugo Franco – Stageplot
Direcção de Ensaios: Maria João Lopes
Assistência à Concepção de Figurinos: Ana Alves
Apoio à Cenografia: SO.MA
Duração: 60 min. aproximadamente
Classificação: M/6
Preço: 12€ | 7€ para jovens, seniores e grupos
INnformações: 212 583 175 | geral@cdanca-almada.ptl
Bilhetes e Reservas: 212 739 360 | bilheteira@ctalmada.pt