Almada | Um Tempo de Todos
Um filme que pode ser visto dia 20 às 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça
A Câmara Municipal de Almada (CMA) em associação com o porco voador apresenta “Um Tempo de Todos”, um filme sobre o 25 de Abril de 1974, realizado por almadenses.
Da importância da preservação da memória histórica, e da utilização do cinema como veículo para esse fim, nasceu a ideia da criação de um filme comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril de 1974.
Os portugueses vivenciaram uma longa ditadura, com censura, repressão política e limitação de direitos fundamentais. Recordar esta nossa história serve como alerta de que a Liberdade é uma conquista frágil, que requer constante vigilância, reforçando e valorizando a Democracia, como sistema que permite que todas as vozes individuais sejam ouvidas e que os direitos fundamentais sejam respeitados.
O filme “Um Tempo de Todos” assenta numa estrutura “cadavre exquis” (cada filme liga-se ao seguinte através de uma palavra comum), e consta de sete curtas com um prólogo e um epílogo. Todos os realizadores são jovens de Almada ou com ligações a Almada, tal como os músicos, escritores e produtores.
Ficha Técnica
Produção: Américo Jones
Produção Executiva: Sílvia Cavaleiro
Música Original: Miguel Fonseca
Canção Original: Chico Cezar
Microfábulas: “Mariana Antão”, lida por Cláudia Dias; “Prólogo e Epílogo” de Ana Cravo, Margarida Pereira e Tomás Laranjeira; “Pássaro da Liberdade” de Francisco Simões; “Verdade ou Consequência” de Tiago Sacramento; “Contornos” de Inês Albuquerque; “Amnésia” de Carlos Silva; “Esta é a Nossa História” do Coletivo Monstra; “0 Estaleiro Junto ao Tejo” de Tomás Cardoso; “Em Construção” de Leonor Valente Pereira ; “Ecos de Liberdade” de Pedro Ruano
Ano 2024
Duração 120 min.
Origem: Portugal
Idade: M/14
Preço: Entrada gratuita com levantamento de bilhete obrigatório
A sessão encontra-se esgotada. Haverá nova sessão dia 30 de Abril, que também já se encontra esgotada.
"Um Tempo de Todos", 50 anos do 25 de Abril, Almada, Auditório Fernando Lopes-Graça, cadavre exquis, Camara Municipal de Almada, Cinema, curtas metragens, Porco Voador