Cacilhas | Dança Contemporânea para maiores de 55 anos

Oficina visa combater a inércia e estimular a autonomia física através da criatividade de movimentos

De 6 de Setembro a 1 de Outubro, estão abertas as inscrições para a Oficina de Dança Contemporânea +55 anos de Rafael Alvarez, a realizar nos dias 7 e 8 de Outubro na Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro.

Os destinatários desta oficina são maiores de 55 anos, apesar de se encontrar também aberta a participantes com idade inferior a 55 anos, com ou sem experiência anterior em dança contemporânea, motivados pelo desenvolvimento do seu potencial criativo e performativo. O número máximo de participantes é 15 e a participação é gratuita. O preenchimento das vagas é feito por ordem de recepção. As inscrições são feitas através do preenchimento deste formulário.

“O que me motiva particularmente é que estas pessoas procuram a dança pelo prazer de dançar. É o lado lúdico, mas também o interesse artístico a partir do prazer da dança. De descobrir, experimentar a dança no seu próprio corpo. Essa liberdade de encontrar a dança e a criação artística, para mim, como profissional e como criador, é muito motivante.”, declarou Rafael Alvarez ao Expresso.

Neste laboratório de dança contemporânea dirigido a maiores de 55 anos e seniores, os participantes serão desafiados pelo coreógrafo Rafael Alvarez a mergulhar no universo da dança contemporânea, experimentando possibilidades de descobrir a criatividade através do corpo, partindo de um encontro do movimento e da dança com outros materiais, como a música e as imagens. Explorando as linguagens e técnicas da dança contemporânea conjugadas com uma estrutura acessível de exercícios de aquecimento, respiração, improvisação e composição, através de um espaço criativo aberto ao diálogo, à partilha e ao encontro com o outro. Explorando emoções, sensações, ideias, memórias, sons e imaginários que se podem transformar em danças e histórias de movimento. Promovendo o envelhecimento activo, o combate à inércia e a prevenção da diminuição de mobilidade, através do estímulo da autonomia física, intelectual e criativa. Este é um convite para explorar a criatividade, aliada ao prazer de dançar valorizando o corpo da experiência.

O projecto Dança Contemporânea +55 Anos & Seniores de Rafael Alvarez | BODYBUILDERS, celebra 20 anos de actividade regular em Lisboa e 4 anos de actividades em Paris, com aulas semanais, laboratórios de improvisação e criação, projectos coreográficos e espectáculos desenvolvidos em ambas as cidades.

Rafael Alvarez é coreógrafo e intérprete, cenógrafo e figurinista, investigador e professor. O seu trabalho coreográfico tem sido apresentado desde 1997 na Europa, América do Sul e América do Norte, Médio Oriente, Ásia e África. Nos últimos 24 anos tem investigado e desenvolvido uma dimensão plástica do movimento e da composição, revelando uma forte componente visual na construção do corpo-espaço e da linguagem coreográfica. Os seus espectáculos destacam-se pelo uso enigmático, simbólico, poético e minimalista do corpo, da dança e do espaço. Tem investido de forma aprofundada, na relação da Dança com a Comunidade e na dimensão colaborativa da práctica artística de diálogo e intervenção com o mundo. Lecciona desde 1998, Dança Contemporânea – Improvisação/Composição e Dança Inclusiva, desenvolvendo projectos de formação/criação envolvendo estudantes e profissionais de dança, pessoas com deficiência/diversidade funcional, maiores de 55 anos e seniores, pessoas com Parkinson, crianças e artistas em geral. Coordenador e professor no projecto Dança Contemporânea para Maiores de 55 Anos & Seniores® que criou e dirige desde 2001. Coordenador artístico da Plural Companhia de Dança Inclusiva e professor de dança inclusiva na Fundação LIGA (desde 1998). Professor no Projecto Dançar com Pk – Aulas de Dança para Pessoas com Parkinson (desde 2014). Docente no recém criado Curso de Mestrado em Criação Coreográfica e Prácticas Profissionais da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Co-fundador e director artístico da BODYBUILDERS  | Rafael Alvarez – Criação e Difusão de Dança Contemporânea.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , ,