Alma Fusion Festival traz exotismo a Almada

Um festival de dança do ventre com fusões tribais e outras inspirações

De 29 de Novembro a 1 de Dezembro, Almada recebe a 2ª edição do Alma Fusion Festival. Gala de abertura, workshops, competições, espectáculos, momentos de convívio e uma grande gala, acontecem entre o Studio Arttitude, o Cine Incrível e o restaurante Albadawi Tent, no Mercado da Romeira.

A fusão oriental é um género de dança que encontra as suas raízes na clássica dança oriental (conhecida como dança do ventre), mas que vai muito além das suas tradições. Este estilo contemporâneo mistura elementos de outras danças como o flamenco, o hip-hop, o jazz, a dança tribal e até estilos urbanos, criando composições inovadoras. É uma expressão artística que revela a alma de cada bailarina, explorando movimentos emotivos.

Os workshops serão ministrados por bailarinas de renome internacional e nacional, como Rachael Redfern, Cris Aysel, Soraya Moon ou Raquel Correia, entre outras, e neles poderá aprender técnicas de dança, soltar-se na improvisação, e explorar diferentes vertentes da fusão oriental.

Na primeira noite do festival a competição decorre na Arttitude – Academia de Artes e Performance, e promete elevar a fasquia na criatividade técnica, fluidez e talento. A entrada custa 5€.

No dia 30, a Grande Gala sobe ao palco do Cine Incrível, com actuações de fusão oriental por Mary Nemain, Rossana Raposo, Zayan Group, Aline Zafira, Nyna Pádua, Innerfusion Tribe, Raqs Amira, Niikuty, Cris Aysel, Nuray, Raquel Correia, Eilid Fusion, Soraya Moon, Aqmar, Rachel Redfern, e Ana Cabaço. Os bilhetes para este espectáculo custam 10€ e podem ser adquiridos aqui.

No dia 1 de Dezembro, realiza-se o Hafla, a grande festa, que conta com a participação de muitas bailarinas com várias fusões a actuar, um meet and greet com a bailarina internacional Rachael Redfern, onde terá a oportunidade de a conhecer melhor, celebrando com ela o seu aniversário. Para assistir e participar, basta aparecer e almoçar no restaurante Albadawi Tent, ou consumir algo. Este é um encontro com dança, música e partilha cultural.

Organizado pelas bailarinas Soraya Moon e Raquel Correia, o festival reflecte a ligação mourisca histórica de Almada, à arte e ao poder da expressão da dança. Mais do que um evento de dança, o festival é uma celebração da criatividade, da diversidade e da comunhão de culturas. Seja como bailarino ou espectador, o Alma Fusion Festival é uma oportunidade para aprender com algumas das melhores bailarinas de fusão oriental, assistir a performances inspiradoras, mergulhar numa atmosfera cultural rica, onde a dança se torna uma linguagem universal, e explorar a arte de fundir estilos e criar algo completamente novo.

Para fazer a sua inscrição nos workshops, comprar bilhetes, e informações adicionais, poderá contactar a organização através do email alma.fusion.fest@gmail.com

Programa:

29 de Novembro
18h30 – 20h – Workshop “Flowing Through Space e Fluidity in Oriental Fusion” com Raquel Correia, na Arttitude
21h30 – Abertura do festival e competição, na Arttitude

30 de Novembro
9h – 10h30 – Workshop “Imnprovisational Skills” com Soraya Moon, na Arttitude
10h45 – 12h45 – Workshop “Layering Technique e Combos” com Rachael Redfern, na Arttitude
13h – 14h30 – Workshop “Warm up e Dragon Dynamiques” com Ana Cabaço, na Arttitude
15h15 – 17h15 – Workshop “Vintage Fusion Choreography” com Rachael Redfern, na Arttitude
17h30 – 19h – Workshop “Veil Work for Oriental Fusion” com Cris Aysel, na Arttitude
21h –  Grande Gala no Cine Incrível 

1 de Dezembro
13h –  Hafla e meet and greet com a Rachael Redfern, no restaurante Albadawi Tent no Mercado da Romeira.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , , ,