Caparica | Biblioteca Maria Lamas comemora 11 anos

Com actividades gratuitas destinadas a toda a família, no dia 29 de Junho

A Biblioteca Municipal Maria Lamas, no Monte da Caparica, assinala o seu décimo primeiro aniversário no dia 29 de Junho, com um programa de actividades variadas, que decorrem ao longo do dia. Música, dança, oficinas, hora do conto, entrega de diplomas aos leitores que fizeram mais empréstimos domiciliários, são algumas das actividades que marcam este aniversário.

Inaugurada em 2013, a Biblioteca Municipal Maria Lamas é um projecto do arquitecto João Santa-Rita. Integra a Rede Municipal de Bibliotecas de Almada, e disponibiliza vários serviços e recursos para crianças e adultos, onde se destacam o empréstimo de obras, as actividades de promoção da leitura, da escrita e de diversas literacias. O edifício da biblioteca acolhe ainda o Espaço Cidadão do Monte da Caparica.

A biblioteca convida toda a comunidade a comemorar consigo esta data.

Programa:

Às 10h da manhã, na Sala Polivalente, realiza-se a ofiina de escrita criativa “Escrever Escrever, com Maria Lamas.” O ponto de partida será a obra da escritora, e as dinâmicas de escrita serão baseadas em mulheres contemporâneas, num trabalho que espelhe a actualidadeda sua obra, nomeadamente o livro “Mulheres do meu país”. A oficina tem a duração de 2 horas, e destina-se a maiores de 15 anos com domínio oral e escrito da língua portuguesa.

A Sala Hora do Conto, acolhe às 11h, a leitura de “As emoções do pequeno gato egoísta”, dinamizada por Telma Marreiros. Esta é a história de um pequeno gato egoísta, que não empresta os seus brinquedos e empurra os outros gatos para conseguir ser o primeiro. Com esta história, ensinam-se alguns truques, para que os mais pequenos consigam compreender e gerir da melhor forma as suas emoções. Esta actividade tem a duração de 45 min, e destina-se a bebés dos 10 aos 36 meses.

Também às 11h, mas na Sala Adultos, realiza-se o workshop “Conversa interactiva sobre inteligência artificial e criação poética”, com António Gouveia. Através de pequenas experiências com o auditório, de viva voz ou por survey electrónico, vão destacar-se pontos de interesse e de reflexão sobre IA. O workshop tem a duração de 90 min, e é limitada a 12 famílias com crianças leitoras.

Às 15h, na Sala Hora do Conto, acontece “A vida secreta dos livros e o prazer de ilustrar sem tecla Undo”, com Paulo Galindro. Irá falar-se sobre o que está por detrás dos livros, das ilustrações que contêm, da Arte, da Vida, da inspiração e transpiração, do medo do erro, do jeito para qualquer coisa, ou da falta dele. No fim, poderá assistir à realização de uma ilustração ao vivo, onde Galindro explicará algumas das suas técnicas e truques. A actividade tem a duração de 90 minutos, e destina-se ao público em geral, tendo como limite de participantes a capacidade da sala.

Das 16h às 18h, na Sala Polivalente actua o Coro da Santa Casa da Misericórdia, e serão entregues os diplomas aos melhores leitores na categoria criança, jovens, e adultos. Leonor Silva é protagonista de um momento de poesia. A Associação Lifeshaker apresenta “Music Sounds Better With You”, com três artistas do estúdio. Também terá lugar um workshop de Dança Cigana. Estas duas horas de actividades destinam-se ao público em geral, e estão sujeitas aos limite da capacidade da sala. Às 18h haverá lanche surpresa.

Pode inscrever-se nas actividades através do email biblactividades@cm-almada.pt, ou do telefone 212 508 210.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , ,