Festas Populares em Almada, antes e depois do 25 de Abril
Com as Bibliotecas Humanas, partilha-se conhecimento e experiências
Nesta sessão da iniciativa “Bibliotecas Humanas”, que se realiza dia 19 de Junho entre as 15h e as 18h, na Biblioteca Municipal José Saramago, no Feijó, irá debater-se e ouvir histórias pessoais sobre a as festas populares dos almadenses.
No mês em que se comemora a festa do santo padroeiro de Almada, conversa-se sobre as festas populares, que tanto podem ser religiosas quanto profanas. Fazem parte da história da cidade a procissão de São João Baptista, as Festas na Ramalha, a procissão de Nossa Senhora do Bom Sucesso, o Carnaval (com as suas cegadas e o enterro do bacalhau), as “Maias”, a Festa dos rapazes (a queima do “Judas”) e as Marchas Populares.
A actividade “Bibliotecas Humanas” é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Municipal, tem periodicidade mensal e realiza-se durante a semana, das 15h às 18h. Inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, pretende partilhar experiências e conhecimento sobre a comunidade local.
50 anos do 25 de Abril, Biblioteca Municipal José Saramago, Bibliotecas Humanas, Conhecimento, Cultura, Debate, Feijó, Festas Populares