Charnequenses “Desert Racing Sisters” rumam a Marrocos

Duas jovens universitárias da Charneca da Caparica, vão atravessar Marrocos, de 11 a 19 de Fevereiro e, entregar bens essenciais às populações carenciadas. A viagem aventura solidária insere-se no 12º Uniraid

As irmãs Rita (19 anos) e Sofia Martins de Sousa (22 anos) formam a dupla feminina que vai abraçar o desafio da 12.ª edição do Uniraid, entre 11 e 19 de Fevereiro. Para fazerem os cerca de 5.000 km de viagem, ao longo de nove etapas, as irmãs da Charneca da Caparica escolheram um Peugeot 205 Junior de 1989, isto porque é critério de participação nesta aventura a eleição de um carro com mais de 20 anos.

Rita e Sofia Martins de Sousa rumaram ontem, 10 de Fevereiro, a Marrocos para entregarem 40 kg de material solidário à população marroquina, de Norte a Sul do país. A experiência tem início no Domingo em Tânger, e fim em Marraquexe e, nela as “Desert Racing Sisters” vão navegar durante oito dias e, ultrapassar todo o tipo de obstáculos, desafios e testes, com o propósito de chegarem às aldeias remotas no meio do deserto para doarem bens essenciais como kits de material escolar, roupa, produtos de higiene e, outros artigos mais lúdicos destinados às comunidades mais jovens.

As cerca de 120 equipas, metade portuguesas e outras tantas espanholas, participantes no evento de seis etapas que cumprem parte do percurso do Dakar, vão ter somente recurso a um road-book, um mapa e uma bússola, sem GPS ou dispositivos electrónicos, a bordo de uma viatura com, obrigatoriamente, mais de 20 anos.

A missão que estimula o lado solidário destas duas irmãs do concelho de Almada insere-se na 12ª edição do Uniraid, um programa aventura dirigido a jovens universitários, e tem como principal patrocinador o Miguel Oliveira Fan Club.

“Aquilo que nos motivou a participar foi a parte da aventura. Gostamos de desportos motorizados e acompanhamos o Dakar. É uma aventura muito apelativa para nós, um desafio. E há o lado solidário.”, explica Rita. 

“Vai ser um desafio andar no deserto com um carro que não foi feito para isso. Tivemos de o preparar, mas nem tem tração às quatro rodas. Vamos atascar e ter problemas mecânicos. Será um desafio até contar com a ajuda dos outros participantes para completarmos as etapas. Outro desafio será o de trabalharmos em equipa, vamos estar muito tempo juntas e é um teste para a nossa relação enquanto irmãs”, acrescentou a estudante do terceiro ano de Direito, de 22 anos.

“Esta aventura é o concretizar de um sonho, uma oportunidade para sair da zona de conforto através da superação dos obstáculos que vamos encontrar pelo caminho e também uma oportunidade para conhecer a rica cultura marroquina, ajudando a tornar este país num lugar um pouco melhor”, afirmaram Rita e Sofia.

Para a concretização desta viagem-aventura, Rita e Sofia, vão contar com o apoio do Miguel Oliveira Fan Club, a Cliniártico, Enterprom – Brindes Promocionais e a SGS Car, como leque de patrocinadores principais.

©DR / As Desert Racing Sisters Rita e Sofia, com Miguel Oliveira

O facto de serem duas jovens mulheres não encerra qualquer problema, sendo que os próprios progenitores são os maiores entusiastas do seu projecto.

“É muito tranquilo e pacífico. Sempre fomos muito independentes e autónomas. Os nossos pais claramente nos encorajam e entusiasmam. Há alguns cuidados a ter, pois é um país bastante diferente do nosso, mas é super tranquilo. Não há problema nenhum”, garante Sofia.

No Domingo, disputa-se a primeira de seis etapas que combinam condução por estradas de montanha, trilhos, areia e dunas, um conjunto de obstáculos naturais que lhes vão exigir estratégia e perícia.

“O que hoje é impossível, amanhã deixa de o ser, poderia ser apenas uma frase feita e, também o é, mas é também um lema que espelha o percurso pioneiro de sucesso de Miguel Oliveira e também o propósito do Miguel Oliveira Fan Club”, começou por referir Paulo Oliveira, director-geral do Miguel Oliveira Fan Club.

“Acreditamos que os sonhos se realizam e que nem o céu é o limite para a concretização dos mesmos, mas é preciso garra, vontade e muito trabalho… e foi o que vimos nas “Sisters” Rita e Sofia, que conjugam com muito brio os seus estudos universitários com a paixão pelo desporto, aventura e projectos solidários», destacou ainda Paulo Oliveira.

«Contar com o apoio do Miguel Oliveira Fan Club é uma alegria enorme e a inspiração de que precisávamos para vivermos esta aventura com os valores certos: responsabilidade, solidariedade e resiliência», confessam as Desert Racing Sisters.

Rita estuda Direito na Nova School of Law e é treinadora de ténis, desporto que pratica desde os seis anos. Já Sofia estuda Ortóptica e Ciências da Visão na ESTeSL, dá explicações e faz voluntariado no Canil da Aroeira.

Acompanhe esta viagem-aventura, em jeito de diário de bordo, através das redes sociais das “Desert Racing Sisters” e do Miguel Oliveira Fan Club (Facebook e Instagram).

O que é a Uniraid

A Uniraid não é um Rally nem uma prova de velocidade,é uma viagem-aventura na qual os participantes devem completar 6 etapas em 9 dias, navegando com um road-book, ultrapassando obstáculos, desafios e testes, com o objectivo de atravessar Marrocos de Norte a Sul.

©DR / O Peugeot 205 Junior de 1989 da dupla charnequence
Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , ,