Concelho de Almada em alerta amarelo devido vento forte
Todo o distrito de Setúbal está sob alerta amarelo do IPMA até às 21h de Sexta-Feira 12 de Maio
Os distritos de Setúbal, Faro, Lisboa, Leiria e Beja estão sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido a vento forte, com rajadas previstas de até 75 quilómetros por hora, entre as 12 horas de Quarta-Feira 10 de Maio e as 21h horas de Sexta-Feira 12 de Maio. Setúbal terá vento de nor-noroeste.
A estes cinco distritos juntam-se, a partir das 12 horas de Quinta-Feira e até às 0 horas de Sexta-Feira, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, também por causa do vento forte.
O IPMA colocou ontem a ilha da Madeira sob aviso amarelo até às 18 horas devido também a vento forte, que pode atingir 100 quilómetros por hora nas zonas montanhosas.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
O que fazer para se proteger do vento forte
Os ventos fortes podem ocorrer em dias limpos, não trazendo consigo forçosamente chuva ou dias cinzentos. Os ventos fortes são normalmente causados por variações na pressão ou temperatura de várias camadas atmosféricas.
Quem se desloca nas estradas ou a pé deve ter cuidados de prevenção redobrados. Poderão ocorrer queda de árvores e ramos, telhados e chaminés danificados, veículos ligeiramente deslocados nas estradas devido a rajadas de vento súbitas ou mesmo problemas na circulação rodoviária, sobretudo em áreas florestais.
Os conselhos para minimizar os efeitos do vento forte são: colocar crianças, idosos com problemas de locomoção e animais em segurança no interior das habitações; limitar as deslocações se possível; limitar a velocidade na estrada, especialmente se conduzir veículos ou reboques sensíveis aos efeitos do vento; manter a distância de segurança entre veículos; se for necessário estacione num parque subterrâneo e espere que o vento diminua de intensidade; afaste-se das janelas; mantenha os estores fechados; não caminhe em áreas florestais; na cidade esteja alerta para a possibilidade da queda de objectos; arrume ou fixe objectos sensíveis aos efeitos do vento ou que possam ser danificados (ex: vasos de plantas, mobiliário de jardim, guarda-sóis, etc.); não realize trabalhos em telhados; tenha um kit de emergência por perto para possíveis falhas de energia (lanterna e pilhas de reserva); caso o vento forte seja frio vista-se por camadas e mantenha-se seco.
alerta, Alerta Amarelo, Almada, concelho de Almada, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IPMA, Meteorologia, rajadas de vento, vento forte