Costa da Caparica | O Invicto

Um filme de Satyajit Ray que pode ser visto dia 14 de Novembro às 21h, no Auditório Costa da Caparica

O Cineclube Impala, organizado pela Associação Gandaia, leva ao ecrã do Auditório Costa da Caparica, o filme “O Invicto”, de Satyajit Ray, que continua o ciclo de cinema dedicado a este cineasta indiano, iniciado durante o mês de Outubro.

A família de Apu (Smaran Ghosal) está instalada na movimentada cidade santa de Benares (Varanasi), nas margens do Ganges. Apu tem 10 anos e é um aluno curioso e brilhante. Mas o pai morre e a mãe (Karuna Bannerjee) regressa com ele à aldeia natal, onde vão viver com um tio, e vemos passá-lo da infância à adolescência. Apu ganha uma bolsa para estudar em Calcutá, o que vai obrigá-lo a separar-se da mãe, e ver-se dividido entre a tradição e os sonhos de futuro. Apu transmite à mãe, que se sacrifica para que ele estude, parte do que aprende na escola. O sucesso e independência do filho alegram e entristecem a sua mãe, que sofre ao ficar sozinha, longe dele.

“O Invicto” é tanto um filme sobre o amadurecimento precoce, quanto sobre a sua construção de carácter, com detalhes sobre a personalidade de Apu, os seus gostos, os seus interesses académicos, e sua relação com os pais. É um filme sobre a celebração das conquistas, sobre abraçar sonhos e oportunidades, mas também sobre não negligenciar atenção a quem merece.

Com sensibilidade, o filme aborda a força dos laços familiares entre mãe e filho, e o desejo inato de superação. Satyajit Ray constrói uma história tocante, que nos lembra que, mesmo perante as adversidades, o espírito humano permanece invicto, invencível.

Na continuação de “A Canção da Estrada“, a jornada de Apu é aprofundada, agora na adolescência, e vemo-lo explorar o mundo para além da sua aldeia. A narrativa de “Aparajito” é mais pormenorizada do que a de “Pather Panchali”, com o uso de algumas imagens simbólicas, nele estão os temas marcantes da obra de Ray: a passagem do campo à cidade, o crescimento e o conhecimento.

Esta é a segunda parte da Trilogia de Apu, iniciada com “A Canção da Estrada” (1955) e finalizada com “O Mundo de Apu” (1959).

“O Invicto” foi o primeiro filme indiano a vencer um Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, em 1957.

©DR / A relação entre Apu e a mãe é um dos temas principais do filme.

Ficha Técnica:

Título original: Aparajito
Realização: Satyajit Ray
Argumento: baseado no romance autobiográfico de Bibhutibhushan Bandyopadhyay, Satyajit Ray, Kanailal Basu
Produção: Satyajit Ray
Elenco: Kamala Adhikari, Lalchand Banerjee, Kali Bannerjee, Kanu Bannerjee, Karuna Bannerjee, Panchanan Bhattacharya, Harendrakumar Chakravarti, Hemanta Chatterjee, Meenakshi Devi, Subodh Ganguli, Smaran Ghosal, Charuprakash Ghosh, Santi Gupta, Ajay Mitra
Música: Ravi Shankar
Fotografia: Subrata Mitra
Edição: Dulal Dutta
Género: Drama
Origem: Índia
Ano: 1956
Duração: 110 min.
Classificação: M/12

1€ sócios | 2€ geral

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , ,

Um pensamento em “Costa da Caparica | O Invicto

Comentários estão fechados.