Costa da Caparica | O Mundo de Apu
Um filme de Satyajit Ray que pode ser visto dia 21 de Novembro às 21h, no Auditório Costa da Caparica
O Cineclube Impala, organizado pela Associação Gandaia, leva ao ecrã do Auditório Costa da Caparica, o filme “O Mundo de Apu”, de Satyajit Ray, que continua o ciclo de cinema dedicado a este cineasta indiano, iniciado durante o mês de Outubro.
O filme acompanha o protagonista na fase adulta, enquanto navega os desafios e as alegrias de um novo capítulo da sua vida. Apu (Soumitra Chatterjee) está agora com vinte e poucos anos, saiu da faculdade e espera viver como escritor. Porém, está desempregado e mora num quarto alugado em Tala, Calcutá. A par das suas ambições profissionais, o filme narra o seu despertar romântico, um inesperado casamento com Aparna, e uma tensa paternidade.
O seu amigo Pulu (Swapan Mukherjeeo) convida-o para um casamento, onde acontece uma grande confusão e Apu acaba casado com a noiva, Aparna (Sharmila Tagore). Terá de enfrentar as dificuldades de sustentar uma família, enquanto persegue o sonho de ser escritor. Aparna mulher morre durante o parto, Apu é incapaz de encarar o filho e confia-o aos sogros, deita fora o manuscrito do seu primeiro livro e parte para o mundo. Alguns anos depois, tem um difícil reencontro com o filho, ainda criança. A narrativa revela a profundidade do amor, da perda e da redescoberta de si mesmo.
Na continuação de “A Canção da Estrada“, e de “O Invicto” a aclamada trilogia da vida de Apu termina com “O Mundo de Apu”. uma conclusão poderosa e inesquecível, refletindo a complexidade da condição humana e a universalidade dos sonhos.
Neste filme etreia-se no papel principal, aquele que viria a ser o actor preferido de Satyajit Ray, Soumitra Saterjee.
Ficha Técnica:
Título original: Apur Sansar
Realização: Satyajit Ray
Argumento: baseado no romance autobiográfico “Aparajito” de Bibhutibhushan Bandyopadhyay, Satyajit Ray, Kanailal Basu
Produção: Aminyanath Mukherji, Satyajit Ray
Elenco: Soumitra Chatterjee, Sharmila Tagore, Alok Chakravarty, Swapan Mukherjee, Tushar Bandyopadhyay, Gupi Banerjee, Panchanan Bhattacharya, Shanti Bhattacherjee, Jiten Bhons, Abhijit Chatterjee, Jogesh Chatterjee, Asha Devi, Belarani Devi, Sefalika Devi, Biren Ghosh, Dhiren Ghosh, Biresh Majumdar, Dhiresh Majumdar, Bechu Singha
Música: Ravi Shankar
Fotografia: Subrata Mitra
Edição: Dulal Dutta
Género: Drama
Origem: Índia
Ano: 1959
Duração:
Classificação: M/12
1€ sócios | 2€ geral
Amor