Cova da Piedade | Olhar com o Coração

Lançamento do livro e exposição fotográfica de Marta Poppe, em parceria com a SCMA

Partilhe:

Dia 4 de Maio, às 11h, decorrerá o lançamento do livro e exposição fotográfica “Olhar com o coração”, da autoria de Marta Poppe, no Museu de Almada – Casa da Cidade. A exposição estará patente ao público até 29 de Maio. A entrada é livre.

Ambos resultam de uma parceria entre a fotógrafa Marta Poppe e a Santa Casa da Misericórdia de Almada (SCMA), em que a fotógrafa realizou uma foto-reportagem em homenagem aos profissionais da instituição, que intervêm na área social e comunitária, junto a pessoas do concelho de Almada que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O evento está inserido na celebração do 469º aniversário da SCMA.

As fotografias foram comentadas por mais de 50 pessoas das mais diversas áreas da sociedade civil, e representantes de entidades oficiais como por exemplo Júlio Machado Vaz, Frei Fernando Ventura, Luís Osório, Joana Amaral Dias, Manuel de Lemos, Catarina Marcelino, Inês de Medeiros, Marcelo Rebelo de Sousa.

Sobre a fotografia desta notícia, referente às demolições e realojamento no bairro do 2º Torrão na Trafaria em Outubro de 2022, a arquitecta Helena Roseta comentou:

“Parece um cenário de guerra. Cenário que se repete em bairros informais cujos moradores construíram as suas casas com esforço, ou até as alugaram por não terem dinheiro para mais. São cenários que só deveriam ocorrer quando há alternativas de habitação adequada para as famílias residentes. No caso do 2° Torrão, tanto quanto sei, foi uma decisão de emergência por haver risco de desabamento da vala sobre a qual as casas estavam construídas. Era preciso intervir antes que ocorresseuma tragédia.

Mas a demolição de conjuntos informais em risco deve ser sempre acompanhada de um processo de realojamento coletivo, que atenda às necessidades de cada família e procure preservar as redes de vizinhança existentes, como se defende na Lei de Bases da Habitação. Mesmo em situações de emergência há que garantir um processo coletivo, com respostas de realojamento provisório imediato que possam evoluir para um realojamento definitivo. Sem assegurar essas condições, a política pública de habitação não está a cumprir a sua missão. Tive de enfrentar situações semelhantes como vereadora em Lisboa.

É sempre possível envolver as pessoas e famílias e, com elas, encontrar alternativas reais viáveis. As decisões podem ser de emergência, mas as respostas têm de ser de estabilidade e segurança.”

A iniciativa conta com a presença do Bispo de Setúbal, o Cardeal D. Américo Aguiar; da Presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros; entre outros representantes da autarquia local e convidados.

Programa:

11h – Acolhimento
11h20 – Apresentação do livro “Olhar com o Coração”, pela jornalista Mónica Silvares, com intervenções de Marta Poppe; Joaquim Barbosa, provedor da SCMA e; representantes das entidades parceiras
11h45 – Visita à exposição

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , ,