Cova da Piedade | Trio Fred Martins, Jaques e Paula Morelenbaum em concerto
No Museu de Almada - Casa da Cidade, no dia 28 de Julho às 21h, num concerto único de entrada livre, onde poderá ouvir clássicos de MPB e bossa nova
O Museu de Almada – Casa da Cidade, recebe o trio Fred Martins, o violoncelista Jaques Morelenbaum e a cantora Paula Morelenbaum, num encontro único que se realiza no dia 28 de Julho pelas 21h. A entrada é livre.
Não é a primeira vez que Jaques e Fred atuam juntos, mas é a primeira vez que a cantora Paula Morelenbaum se irá juntar aos dois músicos. Os concertos também irão contar com a participação do baterista Marcio Dhiniz.
O alinhamento do concerto reúne clássicos de autores como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, João Donato, Chico Buarque e Nelson Cavaquinho como, por exemplo “A Rã”, de João Donato e Caetano Veloso; “Coração Vagabundo” e “Gente”, de Caetano Veloso; e a “A Felicidade”, de Tom e Vinicius, além das autorais como “A Filha da Porta Bandeiral” de Fred Martins e ainda “Doceamargo”, outro tema de Fred inserido no seu álbum “Ultramarino”, que contou com a participação de Jaques Morelenbaum.
O trio actua tem um segundo concerto agendado para dia 30 de Julho, no jardim da Quinta da Camélia em Sintra. Para este segundo concerto é necessário adquirir os bilhetes, cujo preço é 30€, pelo mail shownopalacio@gmail.com
Depois de Portugal, Jaques e Paula Morelenbaum seguem com a digressão pela Europa.
Sobre Fred Martins
Como afirma Manuel Halpern, um dos principais críticos musicais portugueses, no Jornal de Letras: “Talvez seja um dos tesouros mais escondidos da actual música brasileira”.
Com oito álbuns lançados, as suas composições foram editadas e executadas por Adriana Calcanhoto, Ney Matogrosso, Maria Rita, Joana Amendoeira e Susana Travassos, entre outros.
O seu álbum mais recente, “Ultramarino”, reúne canções compostas nos anos que viveu entre Portugal e Espanha e contou com produção musical de Hector Castillo, vencedor de quatro Grammy Awards e colaborador de David Bowie, Björk, Lou Reed e Philip Glass, entre outros.
Recentemente participou com Joana Amendoeira no Summerstage no Central Park, em Nova Iorque, na primeira parte do concerto de Marisa Monte.
Sobre Jaques Morelenbaum
O viloncelista, arranjador e director musical Jaques Morelenbaum é uma figura central na música brasileira. É conhecido mundialmente pelas suas participações em álbuns e concertos de Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte, Gal Costa, Sting, Mariza, Cesária Évora, Henri Salvador e Ryuichi Sakamoto, entre outros.
Morelenbaum ganhou um Grammy Award, compôs para filmes e dirigiu importantes Orquestras Sinfônicas.
Sobre Paula Morelenbaum
Paula Morelenbaum participou, durante dez anos, em inúmeras gravações e concertos pelo Brasil, na brilhante “Nova Banda” de António Carlos Jobim.
Em 2001, a sua carreira ganhou reconhecimento internacional com o altamente aclamado trio Morelenbaum2 / Sakamoto, que juntou Paula e Jaques Morelenbaum com o proeminente compositor e pianista japonês Ryuichi Sakamoto.
Das suas inúmeras apresentações destacam-se Carnegie Hall, Nova York; ‘New Morning’ Jazz Club em Paris, França; Blue Note, em Tóquio, Japão e Java Jazz Festival, entre outros.
Ficha artística
Fred Martins: voz e guitarra
Jaques Morelenbaum: violoncelo
Paula Morelenbaum: voz
Marcio Dhiniz: bateria
Informações
Museu de Almada – Casa da Cidade
Tel.: 212 734 030 |Email: dpac@cm-almada.pt
Horário:
2.ª a 6.ª – 10h/12h30 – 14h/17h30
Pingback: Laranjeiro | Ministra da Defesa visita pequenos marinheiros no Alfeite - Almada online