“Desafios que Precisam de Soluções”, debate sobre a habitação na AML
Inês de Medeiros, presidente da CMA participa no encontro
A 7 de Novembro, o Edifício Cruzeiro, no Estoril, vai receber o encontro sobre habitação na Área Metropolitana de Lisboa (AML) “Desafios que Precisam de Soluções”, organizado conjuntamente pela região de Lisboa e pela Câmara Municipal de Cascais (CMC).
O encontro surge no contexto de emergência da actuação metropolitana no domínio da habitação, face à situação apurada no Diagnóstico das Condições Habitacionais Indignas na Área Metropolitana de Lisboa, que tornou mais evidente um conjunto de vulnerabilidades socias e económicas resultantes do impacto da crise habitacional, que se tem vindo a acentuar nos últimos anos em toda a região.
O seu objectivo é ser um momento de reflexão em torno de um dos grandes desafios com que a sociedade actual se depara, e uma das principais preocupações das agendas políticas e mediáticas do país, com uma incidência particular na AML.
O programa do encontro contará com a presença de Basílio Horta, presidente do conselho metropolitano, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário metropolitano, Benjamim Pereira, presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), e Luís Ferreira, reitor da Universidade de Lisboa.
Susana Nogueira, vereadora da Câmara Municipal da Amadora, Nuno Neto, vereador da Câmara Municipal de Oeiras, Carlos Rabaçal, vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Filipa Roseta, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, e Ana Pinho, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa são alguns dos intervenientes já confirmados.
Na parte da manhã o encontro contemplará um painel para apresentação das políticas e projectos municipais em curso no domínio da habitação, nos municípios da Amadora, Barreiro, Oeiras e Setúbal, e a apresentação do trabalho que a AML tem vindo a desenvolver.
A tarde conatará ainda com uma mesa-redonda sobre os desafios actuais da habitação, com a participação de eleitos das câmaras municipais de Lisboa e Almada e representantes do IHRU, Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem Abrigo e Universidade de Lisboa.
Conheça o programa completo aqui.
O encontro terá transmissão em streaming na plataforma Mural 18, entre as 10h30 e as 17h.
"Desafios que Precisam de Soluções", AML, Área Metropolitana de Lisboa, Câmara Municipal de Cascais, crise habitacional, Debate, Desafio, Diagnóstico das Condições Habitacionais Indignas da Área Metropolitana de Lisboa, Encontro, Estoril, Habitação, IHRU, Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, políticas, Programa
Pingback: Presidente da CMA afirma que "município ficou com problemas gravíssimos" no âmbito do PRR - Almada online