Distrito de Setúbal em alerta laranja devido ao calor
Autoridades alertam para cuidados extra nos próximos dias.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê 36º graus de temperatura máxima para Almada durante todo o fim-de-semana, e para a Costa da Caparica 37º no Sábado e 36º no Domingo. O distro de Setúbal estará em alerta laranja, devido a temperaturas elevadas, até Segunda-Feira, 30 de Junho. Várias autoridades alertam para os cuidados de saúde extra que deve ter.
Direcção Geral de Saúde
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) alertou ontem, 27 de Junho, que as situações de calor extremo, como a prevista para os próximos dias, têm riscos para a saúde, recomendando que se beba água, evite bebidas alcoólicas e opte por ambientes frescos ou climatizados pelo menos duas a três horas por dia.
Evite a exposição directa ao sol, principalmente entre as 11h e as 17h, utilize protector solar com factor igual ou superior a 30, renovando a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina.
A DGS aconselha ainda os cidadãos a usarem roupas de cor clara, leves e largas, que cubram a maior parte do corpo e que não se esqueça do chapéu e óculos de sol, com protecção ultravioleta.
Recomenda ainda que evite actividades no exterior que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente, desportivas e de lazer, e que escolha as horas de menor calor para viajar de carro, não permanecendo dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol.
Sublinha ainda a necessidade de dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, pessoas idosas, doentes crónicos, grávidas, trabalhadores com actividade no exterior e que as crianças com menos de seis meses de idade não sejam sujeitas a exposição solar, directa ou indirecta.
Lembra igualmente que se deve contactar e acompanhar os idosos e outras pessoas que vivam isoladas, assegurando a sua correcta hidratação e permanência em ambientes frescos e arejados, e aconselha os cidadãos a manterem-se informados relativamente às condições climatéricas, para poderem adoptar os cuidados necessários.
Em caso de emergência, se tiver sinais de alerta como suores intensos, febre, vómitos/náuseas ou pulsação acelerada ou fraca, deve contactar o SNS 24, através do número 808 24 24 24, ou ligar para número europeu de emergência 112.
Câmara Municipal de Almada e Serviço Municipal de Protecção Civil de Almada
Para além das recomendações da DGS, a Câmara Municipal de Almada (CMA), através do Serviço Municipal de Protecção Civil de Almada (SPMPCA), alerta que a ingestão de água deve ser de pelo menos 1,5 litros por dia.
Pedem ainda especial atenção para o agravamento do perigo de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais. No entanto, estarão a decorrer no concelho operações de vigilância e detecção, com pré-posicionamento de meios dos Corpos de Bombeiros, em zonas específicas do território.
Cruz Vermelha Portuguesa
Num comunicado enviado às redacçoes, para além das recomendações da DGS, a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) apela à população para que adopte comportamentos de prevenção e protecção que ajudem a reduzir os riscos associados à exposição prolongada ao calor intenso. A CVP está ainda, através do seu serviço de teleassistência, a ligar a todos os beneficiários mais idosos para reforçar os cuidados a terem nestes dias.
Alerta para que nunca se deixem crianças, pessoas idosas ou animais no interior de veículos estacionados, mesmo por curtos períodos ou com as janelas abertas, uma vez que a temperatura pode subir rapidamente para níveis perigosos.
Para Gonçalo Órfão, Coordenador Nacional de Emergência da CVP, “a adopção de comportamentos responsáveis durante uma onda de calor é um dever cívico que protege a saúde pública e salvaguarda a dignidade humana. Prevenir é agir com consciência, respeito e solidariedade para com todos, especialmente os mais vulneráveis.”
Esta instituição humanitária apela assim, à responsabilidade individual e comunitária, lembrando que pequenos gestos podem ter um grande impacto, sobretudo quando se trata de proteger quem mais precisa.
A CVP recomenda também especial atenção a sintomas, como tonturas, dor de cabeça intensa, pele seca e quente, náuseas ou confusão mental e, alerta que perante estes sinais, deve procurar de imediato assistência médica. Deve também vigiar-se a possível ocorrência de hipotensão, especialmente em pessoas idosas ou que tomem medicação como diuréticos ou anti-hipertensivos, estando atento a sinais como fraqueza, sensação de desmaio, visão turva ou desorientação.
O que são cúpulas de calor
Esta onda de calor, “crista anticiclónica” ou “cúpula de calor”, como lhe chamam os climatologistas, não é inédita e tem vindo a repetir-se nas últimas três décadas, consequência directa das alterações climáticas, asseguram os especialistas.
As altas pressões fazem com que os ventos se afastem e desçam, sendo comprimidos, o que aumenta a pressão e aquecendo ainda mais. Se as altas pressões se mantiverem sempre no mesmo sítio durante dias, fazem com que o ar se torne cada vez mais quente e mais seco. Esta situação pode ainda originar tempestades e chuva, ou até tempestades secas nalgumas regiões do país, apesar dos termómetros se manterem com temperaturas elevadas.
Devido às temperaturas máximas previstas, 12 distritos de Portugal Continental vão estar no fim de semana sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, que é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado”.
O IPMA prevê uma subida gradual das temperaturas na ordem dos 10 graus Celsius, prevendo-se que no fim de semana, nalgumas regiões do país, as máximas ultrapassem os 40 graus.
Alerta Laranja, Almada, calor, Câmara Municipal de Almada, Cruz Vermelha Portuguesa, cuidados, DGS, Instituto Português do Mar e Atmosfera, IPMA, Meteorologia, Saúde, Serviço Municipal da Proteção Civil de Almada, Setúbal
Pingback: No Domingo Setúbal estará em alerta vermelho devido ao calor - Almada online
Pingback: Setúbal continua em alerta vermelho esta Segunda-Feira - Almada online