Eleições Legislativas 2025 – O que precisa saber

Campanha eleitoral começou este Domingo

Partilhe:

Apesar da pré-campanha já estar a decorrer, o período de campanha eleitoral inicia-se hoje, 4 de Maio, 14 dias antes das eleições agendadas para 18 de Maio, e termina à meia noite de dia 16. É também neste Domingo que têm início as inscrições para o voto antecipado.

No dia 18 pode votar entre as 8h e as 19h. Para saber qual a assembleia de voto onde pode exercer o seu direito e dever cívico, pode consultar os editais sobre o desdobramento das assembleias de voto para as freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, Caparica e Trafaria, Charneca da Caparica e Sobreda, Costa da Caparica e Laranjeiro e Feijó; informar-se nos serviços da sua Junta de Freguesia, abertos no dia da eleição; enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 3838 com: RE[espaço]Número do BI/CC[espaço]Data de nascimento (AAAAMMDD) ou ainda através do site www.recenseamento.mai.gov.pt

Almada pertence ao círculo eleitoral de Setúbal, que elege 19 deputados entre os candidatos que foram apresentados nas listas à Comissão Nacional de Eleições (CNE). Nestas eleições vão ser escolhidos os 230 deputados que constituem a Assembleia da República (AR).

O primeiro-ministro não é eleito pelos eleitores directamente, é nomeado pelo Presidente da República posteriormente a ter consultado os partidos que conseguirem eleger deputados. Normalmente, o primeiro-ministro é o líder do partido que obteve mais deputados na AR.

As eleições legislativas realizam-se pouco mais de um ano e dois meses depois das últimas (também elas antecipadas), na sequência da demissão do Governo PSD/CDS-PP liderado por Luís Montenegro, imposta pela rejeição pelo parlamento da moção de confiança ao executivo a 11 de Março.

Voto antecipado

Os eleitores recenseados em Portugal que pretendam votar mais cedo nas eleições legislativas de 18 de Maio podem inscrever-se entre 4 e 8 de Maio, na modalidade de voto antecipado, através do site www.votoantecipado.pt ou por via postal, dirigida à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, localizada na Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 Lisboa.

No pedido via postal devem constar os seguintes dados: Nome completo; Data de nascimento; Número de identificação civil; Morada; Mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretende exercer o direito de voto; Contacto telefónico e sempre que possível endereço de correio electrónico.

O voto em mobilidade realiza-se a 11 de Maio, uma semana antes das eleições, num local escolhido pelo eleitor em qualquer município do continente ou das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, devendo identificar-se, mediante apresentação de documento de identificação civil, e indicar a freguesia onde está recenseado.

Caso o eleitor se inscreva para votar antecipadamente em mobilidade e não consiga fazê-lo, pode votar no dia da eleição, na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseado.

Campanha eleitoral

Dia 4 tem como destaque o debate televisivo entre os oito líderes das forças actualmente representadas no parlamento. O debate está agendado para as 21h30 e será transmitido em simultâneo pela RTP1 e RTP3, a partir da faculdade Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em Carcavelos, com moderação do jornalista Carlos Daniel.

Caso não tenha visto os anteriores debates pode vê-los aqui.

Programas eleitorais

Pode e deve consultar os programais eleitorais dos partidos, para que o seu voto seja feito em consciência.

Deixamos abaixo os links para os programas eleitorais dos partidos com assento parlamentar.

AD
PS
PCP
BE
IL
Chega
Livre

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , ,