Feijó | Concerto de Palmo e Meio
Pela Banda Sinfónica da PSP, no dia 14 de Setembro às 11h, no Parque da Paz
A Direcção Nacional da PSP, num projecto conjunto entre a Banda Sinfónica da PSP e o seu Gabinete de Relações Públicas realiza mensalmente, ao longo do ano, concertos gratuitos, desenhados e produzidos para famílias com crianças entre 1 e 8 anos. Estes Concertos de Palmo e Meio ou “Policia no Parque” são gratuitos e não carecem de inscrição prévia.
O som e, consequentemente a música, ocupam um lugar fulcral no desenvolvimento e relacionamento interpessoal das crianças. Estes concertos, não são música infantil, mas antes momentos de expressão musical, que pretendem, acima de tudo, despertar o interesse dos mais jovens para as notas musicais e para os instrumentos utilizados.
Desde 2021, a PSP, tem dinamizado os Concertos de Palmo e Meio em parques e jardins públicos das zonas urbanas de Lisboa e Setúbal, locais de tradicional convívio das famílias com crianças pequenas durante o Verão.
A Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública teve origem num agrupamento de elementos policiais com conhecimentos de música que pertenciam ao então Comando Distrital da PSP de Lisboa – actual Comando Metropolitano. A partir de 1979, sob a Chefia do Major Silvério de Campos, aquele agrupamento evoluiu artisticamente, o que permitiu concretizar a realização de um velho sonho de todo o pessoal da Polícia de Segurança Pública – integrar no seu efectivo uma Banda Sinfónica oficial.
À banda da PSP compete contribuir para a divulgação da imagem da PSP na sua componente cultural e artística e para a valorização cultural e recreativa do pessoal da PSP; assegurar o enquadramento musical dos actos Policiais solenes; assegurar a representação da PSP em concertos, cerimónias ou festivais de âmbito nacional ou internacional; assegurar a execução de concertos ou outras intervenções musicais de carácter recreativo, em ligação com as comunidades locais que serve.
Ao Vivo, Banda Sinfónica da PSP, Concerto, Concerto de Palmo e Meio, expressão musical, Feijó, Música, Parque da Paz, parque público, POlícia de Segurança Pública, Polícia no Parque, PSP