Festas em Honra de N. Sra. da Piedade
Largo 5 de Outubro em festa de 9 a 11 de Setembro
Na Cova da Piedade, Setembro é mês de Festas Populares, com as tradicionais Festas em Honra de N. Sra da Piedade de volta ao Jardim do largo 5 de Outubro e a outras artérias da localidade. Muita música, animação e actividades para crianças compõem o cartaz deste ano.
As festas iniciam-se dia 9 às 17h com a actuação do grupo de percussão almadense Porbatuka. Às 18h30 é a vez dos AlmaDa Street Band, às 20h do Grupo Rock do Lumiar e, às 21h ,a abertura oficial das festas cabe à Banda Filarmónica da Sfuap. O grupo Arte Música encerra o primeiro dia, subindo ao palco às 21h30.
Sábado, 10 de Setembro, inicia-se com Eucaristia na Igraja Matriz às 9h. Das 10h às 12h há teatro infantil com a peça “Dakum, Dikum, o Feitiço”, (uma fábula africana que fala de um grupo de animais à procura de comida em tempos de seca) e, oficinas de desenho, para os mais novos e suas familias. Às 17h há Flamenco com Flamenc’a Sul, às 18h50 Hip Hop com Almada Fitness Center. Às 18h45 realiza-se uma Eucaristia na Igreja de Fátima. Seguem-se os Karma Drums e os Arte Música, às 19h30 e 21h horas, respectivamente. Dany Silva sobe ao palco às 22h e, promete colocar todos a dançar. Os Arte Música encerram o dia às 23h.
Depois da Eucaristia na Igreja matriz às 9h, a manhã de Domingo é dedicada aos mais pequenos com pinturas faciais, mercado de troca de brinquedos usados e, hora do conto organizada pelo projecto comunitário Bandlivros. Os pais poderão tirar as dúvidas sobre a integração escolar dos filhos, conselhos para facilitar a socialização das crianças e uma reflexão sobre o Bullying, numa conversa com a Life Academy às 11h. À mesma hora há Eucaristia na Igreja de Fátima. Às 15h30 actua o Grupo de Danças e Cantares do Clube Recreativo de Vale Flores. Às 17 realiza-se a tradicional Procissão em Honra de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da localidade e, dá nome aos festejos, seguida de uma missa campal no jardim da Piedade às 19h. Os Arte Música voltam ao palco às 20h30. As festas terminam com um momento de fado pela fadista Ana Catarina pelas 22h30
Organizadas pela União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, as festas da Cova da Piedade também engloba a exposição documental “Almada, traços patrimoniais identitários – a evolução da maior cidade a sul do Tejo no último quartel do século XX”, que estará patente no Clube Recreativo Piedense.
Caso venha às festas de carro, tenha em atenção os condicionamentos de trânsito existentes nestes dias.