Garça-Vermelha e Flamingo-Rosa chegaram ao Tejo

Os dois novos navios eléctricos da Transtejo/Soflusa, chegaram ao Porto de Lisboa no dia 26 de Janeiro

No fim-de-semana passado, realizou-se com sucesso a operação de descarregamento de dois novos navios da frota 100% eléctrica da Transtejo /Soflusa (TTSL). Vindos do porto de Avillès em Espanha, chegaram ao de Lisboa na noite de 26 de Janeiro, sob supervisão técnica da GONDAN Shipbuilders – Astilleros Gondán e acompanhamento da TTSL

Os dois novos navios juntaram-se ao navio Leader “Cegonha-Branca”, nas instalações da empresa em Cacilhas, onde efectuaram a respectiva ligação a terra para carregamento de energia, sob acompanhamento de equipas técnicas especializadas.

Durante as próximas semanas, os novos navios vão ser objecto de vistorias técnicas pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, (DGRM) a que se segue o processo de legalização, em que se destaca a emissão do registo do título de propriedade e do certificado de navegabilidade.

A construção dos restantes sete navios decorre conforme planeado, prevendo-se a entrega do quarto navio já no final de Março.

Em paralelo, encontra-se em curso a formação das tripulações, a construção das estações de carregamento, nos terminais que irão receber a operação 100% elétcrica – Seixal, Cais do Sodré, Cacilhas e Montijo.

Depois do Seixal a 15 de Outubro de 2023, se ter tornado pioneiro neste processo, no passado Domingo 28 de Janeiro, o Cais do Sodré tornou-se no segundo terminal fluvial a receber uma Torre Zinus, destinada ao carregamento rápido dos novos navios. O Terminal fluvial do Montijo será o próximo a receber uma destas torres. Cacilhas será a última estação a ter uma torre de carregamento eléctrico, prevista para Junho de 2024

A TTSL – Transtejo Soflusa prevê iniciar a operação eléctrica na ligação fluvial do Seixal no final de Abril de 2024.

O projecto de renovação da frota Transtejo é financiado pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito da medida “Apoio à transição para uma economia com baixas emissões de carbono”.

, , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online