Garcia de Orta com urgência de Obstetrícia fechada

Margem Sul sem este serviço de urgência pelo menos até 14 de Agosto. Todas as situações serão transferidas

As urgências de ginecologia e obstetrícia do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, estão encerradas pelo menos até dia 14 de Agosto.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) actualizou a informação sobre o funcionamento das urgências de obstetrícia em vários hospitais do país. Durante o período de 8 a 14 de Agosto. De acordo com as escalas das urgências disponíveis à data de hoje no site do SNS, até ao momento não existe data prevista para a reabertura deste serviço de urgência no HGO.

O Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, único com as urgências desta especialidade a funcionar na Margem Sul do Tejo nos últimos dias, vai fechar a partir das 8h da próxima Sexta-Feira dia 9, juntando-se à do Hospital Garcia de Orta e à do Hospital de Setúbal.

A Margem Sul estará sem urgências de obstetrícia entre Sexta e Quarta-feira 14 de Agosto, obrigando a que todas as situações de urgência sejam transferidas. Em Lisboa também há vários serviços encerrados no mesmo período, como o São Francisco Xavier e o Hospital de Vila Franca de Xira.

Sábado e Domingo fecham também, na Área da Grande Lisboa, a urgência de obstetrícia de Vila Franca de Xira, São Francisco Xavier e Santa Maria.

O problema prende-se com a falta de médicos especialistas em número suficiente para garantir as escalas dos turnos de urgência. A Ordem dos Médicos definiu um número mínimo de profissionais para estas escalas num regulamento de 2022, que ainda está em vigor. Este regulamento tem sido difícil de cumprir, dado o número de profissionais que obriga que estejam presentes para que o serviço de urgência se mantenha aberto.

Esta Quinta-Feira, a secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, admitiu na CNN Portugal que, apesar de o Governo estar “consciente das dificuldades que o sector [da saúde] vivia” quando assumiu funções, acabou por constatar agora que estas “são maiores do que as esperadas”.

As grávidas devem ligar sempre para o SNS24 (808 24 24 24) antes de se dirigirem a um serviço de urgência.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online