“Governo Mais Próximo” em visita ao concelho de Almada
Hoje, dia 29 de Março, no âmbito da iniciativa "Governo Mais Próximo", diferentes membros do Governo visitam e conhecem em detalhe projectos desenvolvidos no concelho de Almada
Hoje , dia 29 de Março, no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, diferentes elementos do executivo visitam e conhecem mais em detalhe alguns dos projectos desenvolvidos no concelho de Almada.
A iniciativa, que pretende reforçar a coesão territorial, contempla visitas a projectos marcantes, acções associadas à implementação do Plano de Recuperação e Resiliência e reuniões de trabalho, onde o executivo aposta no diálogo e procura dar resposta aos desafios da região.
Às 9h da manhã, Manuel Pizarro, Ministro da Saúde; Inês de Medeiros, Presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA); Teodolinda Silveira, Vice-Presidente da CMA e; Filipe Pacheco, Vereador da CMA, visitam o Hospital Garcia de Orta (HGO). Nesta unidade hospitalar ficarão a conhecer o projecto GHRU (Grupo de Resolução High Users), uma equipa multidisciplinar constituída por enfermeiros, médicos e assistentes sociais que desenvolveu um plano de intervenção especializado para os cidadãos que registam 10 ou mais episódios de urgência por ano, com o objectivo de reduzir esta utilização e aumentar a segurança destes doentes. Efectuarão ainda uma visita à Unidade de Hospitalização Domiciliária, à Unidade de Internamento de Curta Duração de Psiquiatria e ao Núcleo de Oftalmologia de Almada (NOA+), situado na Rua António Verney que, desde 2016, assegura consultas oftalmológicas, exames médicos e rastreio nas áreas da retinopatia diabética, glaucoma e despiste da ambliopia na criança..
A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea recebe a visita de José Luis Carneiro, Ministro da Administração Interna; Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão; da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar; Teodolinda Silveira, Vice-Presidente da CMA e; Francisca Parreira, Vereadora da CMA, pelas 10h. No local, será feita a apresentação das orientações para profissionais, no apoio às populações em situação de vulnerabilidade em caso de acidente grave ou catástrofe, englobadas no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Almada.
À mesma hora na Pousada de Juventude de Almada, serão apresentadas as conclusões do Inquérito à População Jovem com a finalidade de se compreender a perda de relevância e adesão ao Cartão Jovem por parte do público juvenil e, o Plano de Reabilitação desta Pousada. Presentes estarão João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e Filipe Pacheco, Vereador da CMA. Com este estudo, a Movijovem, associação responsável pelo Cartão Jovem desde 1992, ambiciona concretizar uma readaptação profunda deste cartão, conhecendo e dando voz a quem beneficia directamente dos seus programas. O Plano de Reabilitação desta Pousada no valor de mais de 3.3 milhões de euros, visa a melhoria das condições dos alojamentos, reforçando a atractividade, a promoção da mobilidade e intercâmbio juvenil, e também o turismo acessível e inclusivo.
José Luis Carneiro, Ministro da Administração Interna, a juíza desembargadora Anabela Leitão Cabral Ferreira, o Comandante-Geral da GNR, Tenente-general José Manuel Lopes dos Santos Correia, Francisca Parreira, Vereadora da CMA, juntamente com alunos do 9.º ano da Escola Secundária Daniel Sampaio, na Sobreda irão assistir a uma acção de sensibilização sobre violência no namoro apresentada por militares da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPCPC) de Almada, pelas 11h30.
Às 11h45 no Centro de Interpretação da Mata dos Medos (CIMM), na Charneca da Caparica, será feita uma apresentação do projecto de conservação de habitats naturais, de conservação e valorização da Arriba Fóssil com investimento de 625 mil euros, a que se segue uma visita aos cerca de 3000 metros de percursos acessíveis recentemente instalados na Mata dos Medos, na área da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, ligação aos miradouros com vista para a frente de praias do concelho e a costa atlântica. Estarão presentes o ministro do Ambiente e Ação Climática Duarte Cordeiro, o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas João Paulo Catarino e, Diogo Carvalhêda Chefe do Gabinete da Presidência da CMA.
A PSP fará uma acção de sensibilização e e fiscalização no posto fixo da Lusoponte na Ponte 25 de Abril, às 12h30, para dar a conhecer de perto os principais procedimentos e alguns dos equipamentos utilizados nestas situações. Assistirão José Luis Carneiro Ministro da Administração Interna, acompanhado pelo Diretor Nacional da PSP Manuel Augusto Magina da Silva, da Secretária de Estado da Proteção Civil Patrícia Gaspar e, de Francisca Parreira, Vereadora da Proteção Civil da CMA.
A apresentação do projecto “Arco Ribeirinho Sul” (ARS) será feita fora do concelho de Almada, no Parque Empresarial Baía do Tejo, no Barreiro e nela, para além dos presidentes dos concelhos que integram o Arco Ribeirinho, marcarão também presença o Primeiro-ministro António Costa; Fernando Medina, Ministro das Finanças e; Inês de Medeiros, presidente da CMA. Este é um projecto do qual já se fala a nível governamental desde 2009 e que abrange as Câmaras Municipais do Barreiro, Almada, Seixal, Moita, Montijo e Alcochete, no que já foi apelidado como “o novo motor de desenvolvimento da península de Setúbal”. Em 2017 António Costa afirmou que “o objectivo da revitalização do Arco Ribeirinho Sul é criar uma grande oportunidade para o desenvolvimento do País que é a valorização destes quase 900 hectares que incluem esta zona da Quimiparque, no Barreiro, os antigos terrenos da Siderurgia Nacional, no Seixal, e os terrenos da Margueira, em Almada». Para tal, seria necessário descontaminar os solos dos terrenos do Barreiro e do Seixal e retirar os terrenos da Margueira do domínio público e colocá-los em valorização económica. Em 2017 António Costa também disse existir “um projecto de um grande arquitecto internacional, Richard Rogers, que está aprovado há bastantes anos” para a Margueira.
À mesma hora, no Auditório da Biblioteca da FCT NOVA no Monte da Caparica será apresentado o Gabinete de Apoio à Propriedade Intelectual, à Ministra da Ciência,Tecnologia e Ensino Superior Elvira Fortunato; a Catarina Sarmento e Castro Ministra da Justiça, aos secretários de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa Mário Campos Largo, da Administração Local e Ordenamento do Território Carlos Miguel, e do Desenvolvimento Regional Isabel Ferreira e, também a José Pedro Ribeiro e Filipe Pacheco, ambos Vereadores da CMA. Haverá também uma visita ao campus composto por 35 hectares onde estudam 8532 alunos, dos quais 725 estão a fazer doutoramento, onde serão apresentados vários projetos que prestigiam a FCT NOVA, como a BE.Neutral, que pretende posicionar Portugal como exportador de produtos ciber-físicos de mobilidade carbono zero, para cidades de todo o mundo.
Às 16h, será a vez de Mário Campo Largo, Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Elvira Fortunato, da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional Isabel Ferreira, do reitor da NOVA João Sàágua, e do o director da Faculdade de Ciências de Tecnologia (FCT) Prof. Doutor José Júlio Alferes, visitarem o Madan Parque na Caparica, e algumas das suas empresas, na companhia dos vereadores da CMA José Pedro Ribeiro, e Filipe Pacheco. Constituído há mais de duas décadas, o Madan Parque é uma incubadora de base tecnológica com mais de 50 empresas residentes, entre startups, spin-offs e centros de investigação.
A Associação Lifeshaker fará apresentação do projecto “Este País é para Cigan@s – E8G”, “Jobs Airport”, e “Music Sounds Better With You” pelas 16h45 ao do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território Carlos Miguel, da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações Isabel Almeida Rodrigues, da alta-comissária para as Migrações Sónia Pereira, e da vereadora da CMA com o pelouro da Ação e Intervenção Social, Teodolinda Silveira, também pelas 16h.
Grande ausente neste roteiro é a cidade da Costa da Caparica.
Prevêm-se alguns constragimentos no trânsito nas imediações dos locais visitados por membros do Governo.
Almada, Arco Ribeirinho Sul, Associação Lifeshaker, Baía do tejo, Câmara Municipal de Almada, Casa da Cerca, Centro de Interpretação da Mata dos Medos, CIMM, CMA, cmalmada, concelho de Almada, Escola Secundária Daniel Sampaio, Executivo, FCT Nova, Governo, Governo Mais Próximo, Hospital garcia de Irta, Madan Parque, NANOVA, Política, Pousada da Juventude de Almada, projectos, Universidade Nova de Lisboa
Pingback: Costa anuncia expansão do Metro Sul do Tejo e corredor verde de Almada a Alcochete - Almada online
Pingback: Trafaria | O futuro do 2º Torrão - Almada online