HGO encerra urgências obstétricas e pediátricas até dia 20
Devido a falta de médicos que assegurem as escalas
As grávidas almadenses vão ter de recorrer a hospitais em Lisboa, se nos próximos dias necessitarem de ser atendidas nos serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia locais. Estes serviços de urgência vão estar encerrados, pelo menos até à próxima Quinta-Feira 20 de Junho, no hospital de Almada, Setúbal, e Barreiro.
Segundo o mapa de urgências dado a conhecer pelo Ministério da Saúde na passada Sexta-Feira, dia 15 de Junho será o único dia em que apenas um serviço da especialidade estará a funcionar na região, estando as urgências de obstetrícia e ginecologia do Hospital S. Bernardo em Setúbal, abertas das 9h às 20h, encerrando também até dia 20 a partir dessa hora.
Esta informação sobre os serviços de urgência que vão estar abertos ou encerrados por falta de médicos que assegurem as escalas, voltou ontem a ser publicada no Portal do SNS, devendo manter-se daqui para a frente com actualizações semanais, ao contrário do que acontecia desde o Verão de 2023, em que estas eram mensais.
O Ministério da Saúde, sublinha em nota enviada às redacções que , “este formato de mapa foi concebido para divulgar, de forma imediata e expedita, as escalas dos serviços de urgência disponíveis, ainda que, por constrangimentos inultrapassáveis, estes dados possam sofrer alterações pontuais”. E acrescenta que “em breve será disponibilizada uma nova página interactiva que, carregada diretamente pelas unidades hospitalares, que mostrará, a cada momento, à população o serviço de urgência disponível mais perto a que podem recorrer.”
Relembre-se que deve sempre telefonar para o SOS grávida, através do número 808 24 24 24, antes de se dirigir às urgências, para que possa ser devidamente encaminhada para o sítio correcto.
Urgências pediátricas
No que diz respeito ao encerramento de serviços de urgência pediátricas, na Margem Sul verifica-se a situação mais grave do país, pois os serviços de urgência nos Hospitais de Almada e Barreiro estarão também encerrados até 20 de Junho. No Hospital Garcia de Orta, a urgência de pediatria encerrou ontem, voltando apenas a funcionar no dia 17, entre as 9h e as 20h, fechando de seguida até 20 de Junho.
Actualização 19-06-2024 – As urgências de ginecologia/obstetrícia assim como o Bloco de Partos estarão encerrados até dia 27 de Junho, segundo o site do HGO. Estas datas poderão sofrer alterações, pois os mapas estão a ser avaliados semanalmente.
Almada, alternativasl, encerramento, HGO, Hospital Garcia de Orta, mada de urgências, Ministério da Saúde, Pediatria, SNS, Urgências, Urgências de Ginecologia e Obstetrícia
Pingback: Utentes da Saúde de Almada exigem "medidas imediatas" ao Governo - Almada online