Ié ié ié! Em Almada é que é!
Nos Santos Populares fique a par de todos os Arraiais do concelho
Chegou a altura do ano em que o cheiro a sardinhas assadas invade o ar, a música popular ecoa nos bairros e os almadenses saem para a rua para comer, beber e dar um pézinho de dança. Um pouco por todo o concelho de Almade hà arraias e bailaricos, cheiro a manjerico, caracoladas, grinaldas, balões, e muita animação.
Em Almada Velha como manda a tradição, o epicentro dos Santos Populares é na parte pedonal da Rua Capitão Leitão, perto dos paços do concelho, onde das 21h às 0h há animação musical. Os bailes começam dia 8 de Junho com César Silva, a 9 será a vez de Euclides dar música aos almadenses, Vitor Ginja actua no dia 12, o Duo Orange sobe ao palco no dia 14, Pedro Manuel dia 15, dia 21 é a vez de Rui Terrinha, o Duo Fox anima a noite de dia 22, e Cátia Sofia traz a sua música à Capitão Leitão no dia 23.
Também em Almada Velha a Al-Madan Associação realiza os seus arraiais a 15 a partir das 17h, e a 24 de Junho a partir das 15h. A organização anuncia “comida música, diversão e artesanato. “
Na Praça da República, nos dias 21, 22 e 23 de Junho a partir das 18h, acontece o “Arraial da Amizade”, com petiscos, convívio e música.
Ainda em Almada, no dia 21 de Junho há arraial a partir das 18h no adro da Igreja Paroquial Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida como Igreja de Almada, perto do Jardim Dr. Alberto Araújo.
Os bailes vão também animar as noites de Cacilhas, sempre das 21h às 0h. Dia 15 actua o Duo Nova Opção, dia 22 e 23 é Luís Cebola que estará no comando da música, e dia 29 sobe ao palco o Duo Radical.
O Arraial das Barrocas acontece no dia 6 de Julho a partir das 14h, no ringue. A tarde terá karaoke, actuação das Batucadeiras da Ad Sumus, a entrega dos prémios do torneio de futebol de rua, o DJ Ricky estará na animação musical. Mais ao fim doa dia o baile está a cabo do Trio PJ.
A comunidade Pragal-Caparica organiza uma festa de rua dos Santos Populares, a 14 de Junho a partir das 19h, na Rua das Quintas e Rua de São Lourenço Nascente, no terreno junto à Paróquia de São Francisco Xavier. Haverá comida, doces e bebidas tradicionais de Portugal, Cabo Verde, Guiné, Senegal, Brasil e Afeganistão, bem como diferentes actuações musicais e desportivas, jogos tradicionais e artesanato local.
No Monte da Caparica, há arraial no Parque Urbano do Fróis no dia 30 de Junho, a partir das 19h. Música, animação, comes e bebes, e ainda o desfile da Marcha da Kapa – Rica, vencedora do Concurso das Marchas Populares de Almada 2024, e do Pia II.
Na Ramalha a festa acontece no ringue a partir de dia 21 de Junho, em que Germano estará encarregue pelo baile, no dia 22 o duo Nelson e Nelson sobe ao palco, dia 23 é a vez de Hélder Costa, e a 24 actua Luísa Mafalda, havendo ainda uma participação especial da Marcha da Ramalha.
A Associação Cultural e Recreativa do Bairro de São João da Sobreda realiza o Arraial de São João no dia 23 de Junho a Partir das 17h, na Rua das Acácias nº 16, no Bairro de S. João. Não vão faltar os comes e bebes típicos destas ocasiões como couratos, bifanas, entremeadas, sardinha asada e doces. A animação musical estará a cargo de Gina Reis e do seu acordeão.
Na Sobreda, o Agrupamento 1135 dos escuteiros organiza um arraial de S. João, dia 22 de Junho a partir das 19h, na escola Elias Garcia. No cartaz anunciam animação musical e bailarico, sardinhas, bifanas, cachorros, caracóis, chouriço, sangria e imperial.
No Bairro do Matadouro a animação musical começa sempre às 21h30. No dia 1 Mafalda e o seu karaoke animaram a festa, dia 8 foi a vez de Carla Carapeto, dia 15 de Junho haverá karaoke com Cris Oliveira, a 22 Ludgero sobe ao palco, e dia 29 M. Rodrigues encerra os bailaricos com karaoke. A organização promete “sardinha assada, bacalhau assado, bifanas, chouriço assado na canoa, entremeadas e febras grelhadas, cachorro no pão”, como opções gastronómicas.
Na Banática os Santos Populares comemoram-se no dia 14 de Junho a partir das 19h, no Clube Recreativo e Desportivo da Banática. As sardinhas e bifanas no pão cistam 1,50€.
Na Vila Nova da Caparica os arraiais acontecem nos dias 21 de Junho às 21h, com o baile a cargo de César Silva; e dia 22 à mesma hora, com Miguel Vila Nova no comando da música.
Na Trafaria celebra-se o S. Pedro, e os arraiais acontecem de 25 a 29 de Junho, no Largo da República. A partir das 19h vai haver muita música, animação, e comes e bebes todos os dias. No dia 25 actua Leandro, a 26 a animação musical está a cargo de Ana Duarte, a 27 sobe ao palco Ruth Marlene, a 28 a noite é de fados, e a 29 os arraiais populares encerram com a actuação de André Patrão. Nota da redacção: devido às condições meteorológicas adversas, a Noite de Fados de dia 28 vai realizar-se na Sede do Clube de Futebol da Trafaria, na Avenida Bulhão Pato 33. O espectáculo de dia 27 foi cancelado.
Também na Cova do Vapor se celebra o S. Pedro, com arraial no dia 29 de Junho na Associação Cova do Vapor, que promete “música ao vivo, couratos, bifanas, entremeadas, petiscos e bebidas.
No Feijó o santódromo deste ano será na Praça Urbano Tavares Rodrigues, que terá bailes, sardinha assada, tasquinhas, tunas e muita animação musical, sempre a partir das 18h. As festas populares têm iníco a 14 de Junho com actuação da in’Spiritus Tuna às 19h, da Tintuna às 19h30, e Cátia Sofia a comandar o baile às 21h30. No dia 15 às 19h há animação infantil, às 19h30 a Tuna Maria sobe ao palco, às 20h será a vez da Antúnia, e às 21h30 Quina Barreiros promete animação musical brejeira no feminino. Às 19h de dia 16 actuam os Porbatuka, seguidos de bailarico com Catarina Campos às 20h30. No dia 21 às 21h30 o baile está a cargo de Kilate Musical a partir das 21h30. Dia 22 às 17h é transmitido o jogo Turquia-Portugal, e às 21h30 Showman anima o baile. No dia 23 Ludgero vai por todos a dançar a partir das 20h30. No dia 24, dia de S. João, realiza-se o “Arraial das Estrelas”, onde a Marcha das Estrelas do Feijó apresenta às 17h uma actuação do Rancho de Vale Flores, às 18h uma exibição da academia Flamenc’A Sul que encantam sempre com o salero do flamenco, às 19h é a vez dos Porbatuka, às 20h Hélder Costa anima o baile, havendo exibição da marcha às 21h30. Neste dia o arraial tem início às 17h e encerra às 23h.
O grupo 270 dos escuteiros de Almada, realiza os seus arraiais a 14, 15 e 16 de Junho, das 18h à 1h, no Largo da Biblioteca José Saramago, no Feijó.
Também no Feijó, o Clube do Sargento da Armada organiza um arraial de Santo António no dia 12 de Junho a partir das 17h. A organização anuncia “sardinhas, bifanas, entremeada, chouorico e caldo verde.”
Ainda no Feijó, o ARCAS – Associação Recreativa e Cultural Almada Sul, na Rua Filipe Folque, terá baile dia 8 com Caio Rodrigues, dia 9 é a vez de Cátia Sofia animar a noite, a 12 actua Luísa Mafalda, dia 22 a noite será surpresa, e dia 29 Jacinto Silva é quem estará na animação musical.
Dia 7 de Julho às 12h30, é a vez da Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Chiado (ADQC), no Feijó, fazer a sua sardinhada. “Sardinhas, Bifanas, Rifas e muito muito mais”, é o que promete a organização.
Na Casa Amarela, no Laranjeiro, o arraial chega a 6 de Julho das 17h às 23h, e como já é habitual todos os anos, é o Centro Cultural e Juvenil que se despede dos Santos Populares no concelho. Nesse dia, várias associações e jovens de Almada darão o seu contributo, dando a conhecer o seu trabalho e os projectos desenvolvidos junto da comunidade. A Casa Amarela vai encher-se de barraquinhas de comes e bebes, de cheiro a sardinha assada e de muita música. O programa será anunciado em breve.
O centro Comunitário do Laranjeiro organiza o “Arraial da Multiculturalidade”, no dia 21 de Junho às 18h30. A festa acontece na Av. Professor Ruy Luís Gomes nº21.
Na Charneca da Caparica, o Grupo Desportivo e Recreativo Quinta Nova organiza um arraial no dia 15 de Junho, onde actua às 18h o Coro da Sociedade Filarmónima Incrível Almadense (SFIA), às 20h o Rancho Folclórico Vale Flores, às 21h30 a banda 7 Saias, e a partir das 23h haverá DJ Set com Rod Mark.
Também na Charneca, o Arraial do Real Clube Vale Cavala realiza-se no dia 23, a partir das 12h. Às 12h30 há apresentação da escola de dança Next, Luís Miguel CasaNova actua às 20h e às 22h30 chega ao recinto a Marcha da Charneca.
Na Costa da Caparica, o Grupo Desportivo dos Pescadores organiza o seu arraial “Somos Costa” a 16 de Junho, que também será a festa de final de época para o clube. Piscinas insufláveis para os mais pequenos, matraquihos humanos, quermesse, e música ao vivo fazem parte do cartaz.
Também na Costa da Caparica a 14 de Junho a partir das 18h, realiza-se o “Arraial da Costa”, na EB 2,3 da Costa. Haverá comes e bebes e animação musical a cargo dos Porbatuka, DJ Duke e da In´Spitus Tuna. A entrada custa 1 Arraial.
Nos dias 22, 23 e 24 de Junho às 21h, o arraial mais castiço da Costa da Caparica volta à Rua 15. Petiscos, bairrismo e música estão sempre presenets neste arraiasl. A Marcha Infantil “Os Costinhas” ajuda na animação. No dia 24 na Praça dos Apóstolos, há desfile da Marcha Infantil Os Costinha e da Marcha Popular da Costa de Caparica..
Na Fonte da Telha, há arraial no dia 23 de Junho pelas 21h, na Praça dos Pescadores, com comes e bebes e música.
Para além destas festas populares mais bairristas, decorre também em Junho o programa municipal “Está tudo em Festa“, onde estão incluídas as Marchas Populares no dia 23 de Junho e o tradicional fogo de artifício no dia 24, a seguir ao concerto de Sérgio Godinho na Praça da Liberdade.
Nota da Redacção: os programas dos Santos Populares são ao ar livre pelo que podem sofrer alterações de última hora devido às condições climatéricas. Caso haja baialrico no seu bairro que não esteja no nosso roteiro, envie-nos um mail para redaccao@almadaonline.pt com toda a informação.
Almada, Almada Velha, arraiais, Bailes, Bairro do Matadouro, Caparica, Charneca da Caparica, Comércio Local, Comes e bebes, Feijó, Laranjeiro, marchas populares, Ramalha, Santos Populares, São João, tasquinhas, Tradição Popular