Está Tudo em Festa 2024 traz Sérgio Godinho a Almada
Concerto do cantautor e Marchas Populares de Almada são as grandes atrações dos Santos Populares
A partir de 1 de Junho, há muitos espectáculos para assistir nas várias freguesias do concelho de Almada. Sérgio Godinho, o 36.º Encontro de Cantares Alentejanos, Rosinha, 7 Saias, Los Cavakitos, Duo Tendeiro e Ricardo Jorge são alguns dos destaques do cartaz municipal dos Santos Populares deste ano.
Para além dos arraiais que acontecem um pouco por todos os bairros de Almada, em Junho voltam as caracoladas, sardinhadas, bailaricos, arquinhos e balões, manjericos de cheirar e pôr ao luar, encontros com amigos e família nas ruas da cidade aproveitando as noites mais quentes, tudo sempre acompanhado de muita música popular, que incita a um pé de dança.
A abrir as festividades deste ano, a 1 de Junho pelas 21h, acontece o 36.º Encontro de Cantares Alentejanos, no Museu de Almada – Casa da Cidade. Nele participam o Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo (GCEVA), o Grupo de Cante os Lagóias de Portalegre, as Cantadeiras da Essência Alentejana, o grupo musical Os Alentejanos de Serpa, e a Associação Grupo Coral e Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó (AGCEAAF), que também organiza o encontro. Antes destas actuações, poderá assistir a concertos da Banda Filarmónica da SFUAP às 15h30, dos Alunos da Escola de Música da SFUAP às 16h30 e da Alma de Cacilhas – ARPIFC às 18h30. Se tiver crianças, vá até ao Parque da Paz que fica por perto, e celebra o Dia Mundial da Criança durante todo o dia.
A 7 de Junho os Cais Sodré Funk Connection actuam às 21h30 na Praça da Liberdade, na Costa da Caparica. Nascidos no coração do bairro boémio que lhes dá o nome, a banda é constituída por veteranos da música portuguesa e verdadeiros embaixadores do Funk & Soul. O “Soul Power” é assegurado por Francisco Rebelo no Baixo, João Gomes nas Teclas, David Pessoa na Guitarra, Rui Alves na Bateria e a pujante secção de sopros de João Cabrita, José Raminhos e Miguel Marques, devidamente acompanhados pelo mestre de cerimónias NBC e pela voz sedutora de TAMIN (Telma Santos).
A Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, acolhe o Grupo de Danças e Cantares do Clube Recreativo de Vale Flores (GDCCRVF), a 8 de Junho pelas 18h30. Esta associação sem fins lucrativos, surgiu da necessidade de um grupo de amigos do Feijó ocupar os tempos livres das crianças, jovens e adultos, em meados dos anos 1990. Composto, essencialmente, por música tradicional folclórica, incluem no seu reportório viras, modas de roda, fandangos, picadinhos e outras danças que compõem um reportório muito variado e alegre, onde também incluem temas originais próprios. No mesmo dia às 19h30 é a vez da animação estar a cargo da Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica da Incrível Almadense (SFIA), uma das colectividades centenárias do concelho, fundada a 1 de Outubro de 1848, e composta por 40 músicos.
Rosinha vai por todos a dançar com a sua energia contagiante, a 13 de Junho às 21h30, na Praça da Portela, no Laranjeiro. A forma irreverente com que se apresenta em público e a sua simpatia, fazem com que mantenha uma relação única com os seus seguidores, sendo cada concerto sinónimo de alegria e boa disposição.
Na Charneca da Caparica, os 7 Saias são os cabeça de cartaz da noite de Sábado, 15 de Junho, onde actuam na Quinta Nova, em Vale Rosal, pelas 21h30. A banda apresenta um espectáculo que harmoniza a música tradicional e música moderna. Neste dia dedicado exclusivamente à música e dança popular portuguesa pode ainda contar com a actuação do Coro SFIA às 18h, e às 20h do Rancho Folclórico Vale Flores (ACRFVF).
A 16 de Junho, na Praça da Liberdade na Costa da Caparica, actuam pelas 18h30 o Grupo de Danças Antigas “Terras de Charneca” (GDATC). Oriundo da freguesia da Charneca da Caparica, pretende representar de forma fidedigna o ambiente das cortes Medievais através dos seus trajes e danças. Neste dia poderá ainda assistir à Arruada da Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas às 17h na Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas.
O Largo da República junto à Igreja da Trafaria, acolhe a 21 de Junho às 21h30, a actuação de Los Cavakitos, um colectivo de 6 músicos com sonoridade Mariachi. O espectáculo da banda tem como fio condutor a história ficcionada de Mexical, e o enquadramento de várias canções da História em diferentes contextos humorísticos escritos pelos próprios artistas. A actuação torna-se numa festa mexicana frenética num universo criado pela banda. Antes dos Cavakitos, actuam os Vozes d’Alma às 19h.
De 1 a 21 de junho, pode participar no Concurso de Quadras Populares, que tem prémios para os autores das três melhores quadras. Em 2024, as palavras de inclusão obrigatória em cada quadra são “Almada” e “educação”. Saiba aqui tudo sobre como participar.
Para cumprir a tradição, as Marchas Populares de Almada voltam a desfilar na véspera de São João, 23 de Junho às 20h30, na Avenida António José Gomes, na Cova da Piedade. As Marchas apresentam-se, ainda, na noite de 29 de Junho, no Complexo Municipal dos Desportos, noite onde é revelada a marcha vencedora da edição de 2024. Avizinha-se muito bairrismo, como acontece todos os anos. A fechar a noite o Duo João Tendeiro e Ricardo Jorge anima o coreto do Jardim da Piedade a partir das 23h30, com música popular portuguesa indispensável nas festas dos Santos Populares.
Neste ano marcham “Os Costinhas”, a convidada Marcharte – Marcha Popular da Freguesia de Cernache – Coimbra, a Marcha da Ramalha, a Marcha da Costa da Caparica, a Marcha da Charneca, a Marcha da Cova da Piedade – SFUAP, a Marcha do Beira Mar de Almada, a Marcha da Trafaria, a Marcha das Barrocas, a Marcha da SCMA – Centro Comunitário do PIA II, a Marcha das Estrelas do Feijó e, Marcha da Capa – Rica. Pode saber mais sobre a edição deste ano das Marchas Populares de Almada aqui.
Na noite de 24 de Junho às 21h30, Sérgio Godinho apresenta-se com os seus Assessores na Praça da Liberdade em Almada, para um grande concerto, que terminará com o tradicional espectáculo de fogo de artifício de S. João. Sérgio Godinho é, citando um dos seus clássicos, o verdadeiro “homem dos sete instrumentos”, que conta com uma carreira artística que se prolonga há 50 anos e dispensa apresentações.
Consulte aqui o programa integral do “Está Tudo em Festa”, promovido pela Câmara Municipal de Almada (CMA).
7 Saias, Almada, arraiais, bailaricos, Câmara Municipal de Almada, CMA, Duo Tendeiro e Ricardo Jorge, Encontro de Cantares Alentejanos, Está tudo em Festa 2024, Los CavaKitos, marchas populares, Santos Populares, Sérgio Godinho
Pingback: Está Tudo em Sarau 2024 traz Sérgio Godinho a Almada - HOTNEWS.PT
Pingback: Ié ié ié! Em Almada é que é! - Almada online