Incrível Almadense celebra 176 anos
Durante todo o mês de Outubro a centenária promove iniciativas e eventos
A Sociedade Filarmónica Incrível Almadense (SFIA), celebrou no passado dia 1 Outubro, 176 anos de existência. Durante todo o mês de Outubro decorrem iniciativas e eventos que comemoram esta efeméride. Teatro, workshops, concertos, passeios, baile e homenagens fazem parte do programa.
“176 anos de serviço à comunidade não é apenas a celebração de uma história passada, mas também um compromisso renovado com o futuro, sempre com a mesma missão de servir e apoiar a comunidade de maneira eficaz e compassiva. É uma herança que inspira e motiva futuras gerações a continuar esse legado de serviço.”, explica a colectividade centenária em comunicado nas suas redes sociais.
Da programação destaca-se no Sábado, dia 5 de Outubro, às 10h, uma arruada e apresentação de cumprimentos a entidades, associações e população em geral, pela Banda Filarmónica da SFIA, nas ruas de Almada. No mesmo dia às 15h, realiza-se um concerto da mesma Filarmónica no Salão de Festas da SFIA, e às 16h uma sessão solene.
No dia 13 de Outubro pelas 15h30, realiza-se no mesmo Salão uma “Homenagem ao Cante Alentejano”, com a participação do Grupo Coral Cantadeiras da Essência Alentejana, o Grupo Coral Alentejano da Mina de S. Domingos, o Grupo Coral Feminino Alentejano Recordar a Mocidade, e do Grupo Coral e Etnográfico “Amigos do Alentejo” do Feijó.
Dia 18 às 21h30, a banda Manouchka sobe ao palco do histórico salão de festas, para um concerto de blues inspirado em Django Reinhardt. Nuno Marinho na guitarra solo, Marian Yanchyk no violino, Sandro Ottaviani na guitarra ritmo, e Pedro Leitão no contrabaixo, trazem consigo convidados nacionais e internacioniais que acompanharão a banda nestes concerto.
A 25 de Outubro, pelas 21h30, ainda no salão de Festas, será a vez do espectáculo “Da Ópera a Hollywood”, trazer grandes êxitos intemporais da ópera e do cinema ao Salão da SFIA.
A 20 de Outubro às 16h, ainda no Salão de Festas, realiza-se o tradicional baile Azul e Encarnado, uma iniciativa também inserida no Mês do Idoso, onde a União das Juntas de Freguesia de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas (UJFACPPC) irá atribuir um prémio ao melhor traje com as cores do baile. Na música estará Vitor Ginja.
Veja abaixo o programa completo da celebração.


Um pouco de história
A 1 de Outubro de 1848, um grupo de operários de diversos ofícios fundou a Sociedade Filarmónica Incrível Almadense (SFIA), com o objectivo de ocupação lúdica de tempos livres, e a criação de uma banda filarmónica, depois um teatro e cinema, os primeiros da vila de Almada. No decurso de um longo historial desenvolveu um conjunto de valências culturais e desportivas que marcam profundamente a cronologia recente de Almada.
Inicialmente, encontrava-se sedeada no Pátio Prior do Crato, local que servia de palco para diversas manifestações teatrais, depois teve sede em vários locais da cidade de Almada, até que em 1911, após incêndio no edifício onde se encontrava instalada, se transferiupara o prédio onde ainda hoje tem as suas instalações. A sua Banda filarmónica, a mais antiga do concelho, tem actividade ininterrupta desde 1848, e foi na sua génese constituída maioritariamente por tanoeiros e corticeiros.
O Cineteatro, o antigo cinema da SFIA, foi a primeira sala de cinema no concelho de Almada, com salão e três plateias.
Ao longo da sua história, a instituição teve importante intervenção social e política, permitiu a reunião, o convívio, a discussão de ideias, o que lhe valeu ser agraciada com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade e da Ordem do Infante D. Henrique.
No ano de 1940, a Presidência da República outorga-lhe a Ordem de Beneficência e, em 1980, o Governo Português atribui-lhe o estatuto de Colectividade de Utilidade Pública.
A Incrível Almadense é a colectividade mais antiga de Almada, e como outras coletividades centenárias, tem um papel preponderante na vida cultural local, dispondo de várias ofertas culturais, recreativas e desportivas, com enfoque na música.
Almada, Aniversário, arruada, Associativismo, baile, Colectividades, concertos, Efeméride, passeios, Programa, Salão de Festas, Sessão Solene, SFIA, Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, Teatro, workshops