Jornadas Europeias do Património trazem visitas guiadas a Almada
Entre 20 e 22 de Setembro descubra o património cultural e os espaços museológicos almadenses
A Câmara Municipal de Almada (CMA) associa-se, uma vez mais, às comemorações das Jornadas Europeias do Património (JEP) entre os dias 20 e 22 de Setembro, apresentando uma programação dirigida a vários públicos, desde visitas guiadas a música, passando por oficinas e espectáculos infantis, sempre com o objectivo de divulgar o património cultural, e os espaços museológicos do concelho. Todas as actividades são de entrada livre, mas algumas necessitam de inscrição prévia.
São principais destaques neste programa uma visita encenada ao Castelo de Almada no dia 21 pelas 17h, um recital de piano no Convento dos Capuchos no dia 21 às 21h, um espectáculo de marionetas no Solar dos Zagallos, assim como um Peddypaper que parte “À Descoberta de Almada Velha”, ambos no dia 22 às 15h, entre outras propostas.
Na visita encenada ao castelo de Almada, com o nome “Do Brado ao Rio”, os visitantes serão convidados a viajar até ao passado de Almada na companhia de algumas personagens, que lhes vão contar os momentos históricos e marcantes desse lugar. A mediação está a cargo da Cantiga D’Alba – Associação Cultural, e da Sons & Ecos – Produções Culturais. A visita dura aproximadamente 60 minutos e a lotação máxima é de 80 pessoas.
No recital de piano “O Romantismo – Época Dourada para o Piano”, a pianista Margarida Prates apresenta um concerto comentado, no qual tocará algumas das obras mais emblemáticas do reportório para piano solo, escritas no século XIX, período em que os compositores dedicaram especial atenção a este instrumento. Do programa fazem parte 2 Rapsódias op. 79 e iItermezzo op. 118, nr.2 de Johannes Brahms, Nocturno op. 9, nr 2 e Balada op.47, nr. 3 de Fr. Chopin, Rondó Capriccioso de Mendelssohn, e Jogos de água na Villa d’Este de Franz Liszt-
“No Conto da Raposa”, o espectáculo infantil de marionetas, há muita animação para partilhar com os mais pequenos. Fique a conhecer a Raposa, o mais astuto dos animais, que tem para nos contar muitas histórias inspiradas na tradição oral portuguesa. O espectáculo conta ainda com várias referências clássicas, entre as quais o “Romance da Raposa” de Aquilino Ribeiro, as “Fábulas” de Esopo e o famoso conjunto medieval de histórias “Romance de Renart”. A mediação está a cargo do Historioscópio – Teatro de Marionetas, tem a duração de cerca de 60 minutos, e destina-se a maiores de três anos.
No peddypaper “À Descoberta de Almada Velha”, os arqueólogos almadenses convidam-no a conhecer melhor o património arqueológico descoberto na parte velha da cidade, através de um percurso que o desafia a explorar os caminhos menos conhecidos das suas ruas. Há ainda pistas para descobrir e perguntas para responder sobre a história e a arte dos antepassados almadenses. A actividade será realizada em dois grupos, cada um composto por um máximo de 25 pessoas, e destina-se a maiores de 12 anos, sendo que os menores devem estar acompanhados por um adulto. O ponto de encontro é a entrada do Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz, em frente ao Castelo de Almada.
Pode consultar o programa completo das JEP aqui. As oficinas e visitas guiadas carecem de inscrição, até 48h antes, através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt
Todos os anos, as Jornadas Europeias do Património permitem que mais de 20 milhões de pessoas no mundo, visitem milhares de sítios raramente acessíveis, e participem em eventos únicos. As Jornadas Europeias do Património acontecem nos 50 países signatários da Convenção Cultural Europeia (CCE)
O tema deste ano é “Rotas, Redes e Conexões”, e sensibilizar para a importância da salvaguarda do património, convidando à participação activa de todos na descoberta de uma herança cultural comum, é o objectivo desta iniciativa promovida pelo Conselho da Europa (CE) e pela União Europeia (UE) desde 1985. A organização em Portugal é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
Almada, Câmara Municipal de Almada, CMA, Cultura, Espaços museológicos, Infantil, Jornadas Europeias do património, Música, oficinas, Património, património cultural, Programa, visitas guiadas
Pingback: Almada | Os Faroleiros - Almada online