Laranjeiro | Ministra da Defesa visita pequenos marinheiros no Alfeite

Helena Carreiras conheceu as crianças almadenses participantes na actividade "Marinheiro por 5 dias"

A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, acompanhada pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-Almirante Henriques Gomes, visitou ontem, dia 27 de Julho, as actividades da Marinha inseridas no projecto-piloto “Defesa + Jovem”, que decorre esta semana na Base Naval de Lisboa, no Alfeite.

Este projecto-piloto já teve iniciativas em Ovar e Mafra e, agora, na Base Naval do Alfeite, onde os jovens pernoitaram uma noite. Nos contactos que teve com os jovens, Helena Carreiras perguntou-lhes qual é a sugestão que fariam à ministra sobre este programa, com alguns a responderem que deveria haver mais pernoitas. “Talvez umas três semanas ou um mês”, pediu uma das jovens, provocando gargalhadas

Em declarações aos jornalistas após ter contactado com os jovens que participaram nesta iniciativa, Helena Carreiras referiu que o projecto visa “aproximar a Defesa nacional dos mais jovens” e proporcionar-lhes uma “experiência e uma vivência da vida militar, para conhecerem aquilo que os militares fazem, como se organizam, e vivê-lo de forma mais prolongada do que o habitual dia da Defesa Nacional”.

“Queremos que a sociedade conheça melhor as Forças Armadas, que os jovens conheçam melhor os seus militares e que possam julgar melhor aquilo que pode ser o seu futuro, se assim tiverem interesse, aqui nesta instituição”, disse. Helena Carreiras referiu que o objectivo destes projectos é “sempre o mesmo: que as Forças Armadas continuem a ser uma das instituições em que os portugueses mais confiam, e confiam mais seguramente se conhecerem melhor”.

Segundo o site do Governo, o projecto “Defesa + Jovem” foi criado devido ao “interesse que constantemente vem sendo manifestado pelos participantes no Dia da Defesa Nacional em conhecer de modo mais próximo o trabalho realizado pelas Forças Armadas e poder experienciar o dia-a-dia de uma unidade militar“. “Destina-se aos jovens dos 12 aos 15 anos [correspondendo ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico], tem a duração de três a cinco dias, com possibilidade de pernoita nas unidades militares, e abrange diferentes actividades consoante os ramos das Forças Armadas”, lê-se.

O projecto “Marinheiro por 5 dias” acontece em parceria com a União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas (UFACPPC) e, envolve 15 jovens que esta semana estão a ter contacto com diferentes actividades relaccionadas com a Marinha, nomeadamente actividades náuticas.

, , , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online