Meio século de Almada Cidade

Este ano, Almada celebra 50 anos da elevação de vila a cidade. Meio século, uma cidade Semissecular ou Almada Cinquentenária, é do que falamos nesta notícia

As comemorações municipais dos 50 anos da Cidade de Almada têm o ponto alto no dia 24 de Junho, dia de S. João, o padroeiro da cidade.

O dia inicia-se às 10h no edifício dos Paços do Concelho com o hastear da bandeira, apresentação da Comissão de Honra e a atribuição de insígnias e medalhas municipais em Sessão Solene.

Com a atribuição de Medalha de Ouro da Cidade, Medalhas Municipais de Mérito Cultural e Desportivo, de Bons Serviços e de Mérito e Dedicação, a Câmara Municipal de Almada (CMA), pretende homenagear e agraciar, personalidades que, pelo seu prestígio e cargos desempenhados, foram considerados dignos dessas distinções. São pessoas que, em diferentes áreas, e pelos resultados que conseguiram ou ajudaram a conseguir atingir, se destacam e merecem ser notabilizadas, razão que motivou a criação das insígnias municipais, em diversas modalidades. As referidas insígnias e medalhas municipais são atribuídas em cerimónia pública, acompanhadas do respectivo diploma assinado pela Presidente da Câmara e autenticado com o selo branco da Câmara Municipal.

Às 19h inicia-se o cortejo que celebra a história e a comunidade almadense, representando a sua diversidade. O Cortejo dos 50 Anos da Cidade de Almada contará com a presença de 46 entidades. Terá mestre de cerimónias, porta-estandarte e cerca de 1200 participantes. Vão percorrer o coração da Cidade de Almada desde a Rotunda dos Bancos, no início da Av. D. Nuno Álvares Pereira, através da Av. D. Afonso Henriques e da Av. 25 de Abril de 1974, até Cacilhas, na companhia de 5 carros temáticos. Os carros representam os 50 Anos de Almada, o Território de Muitos, os 3.000 anos de História, o Desporto e o Lazer, e ainda a Cultura e a Ciência.

O Cortejo terminará num grande palco em Cacilhas com vista para o rio, com a forma da silhueta da cidade de Almada, onde terá início às 20h15 o espectáculo “Forças Vivas da Cidade” com actuação de 15 entidades culturais e desportivas locais. Às 21h30 é a vez de “Unnus Live”, um espectáculo multidisciplinar, de luz e som, com um elenco profissional de 40 bailarinos, artes circenses, acrobatas, ginastas e músicos.

Às 22h30, o fim da noite fica a cargo do almadense Carlão, que regressa sempre à cidade que o viu crescer, desta vez para um concerto especial, seguido de um espectáculo piromusical.

Esta será uma noite de festa, com um grande concerto, onde no final da noite, a luz e o som do espectáculo de fogo de artifício vão iluminar o Tejo e o céu de Cacilhas.

Veja aqui o programa completo das celebrações dos 50 anos de Almada Cidade, que se prolongam até Novembro e, informe-se sobre os constrangimentos de trânsito, que serão faseados ao longo do dia, aqui.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , ,