Metro Sul do Tejo dá mais um passo em direcção à Costa da Caparica

Cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração realiza-se no dia 15 de Julho

O Metro Sul do Tejo dá mais um passo para avançar até à Costa da Caparica e à Trafaria. A assinatura do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Almada (CMA), o Metropolitano de Lisboa (ML) e a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), com vista a definir os termos e condições de cooperação a estabelecer entre as partes, irá acontecer no próximo dia 15 de Julho, às 11h, na Praça da Liberdade, na Costa da Caparica.

Esta é uma promessa eleitoral do executivo municipal do PS, que os caparicanos e almadenses há muito desejam ver concretizada. É também um passo importante no caminho da mobilidade sustentável do concelho, ligando as suas duas cidades através de uma ligação rápida.

Este novo troço do Metro Transportes do Sul (MTS) visa também reduzir a dependência do transporte individual, respondendo assim ao compromisso de Portugal de atingir a neutralidade carbónica em 2050.

Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, preside à cerimónia de assinatura, tendo em vista o estudo, planeamento e concretização do projecto de prolongamento do Metro Sul do Tejo até à Caparica e Trafaria, designadamente no que se refere ao seu objecto, custos, faseamento e definição do traçado. A cerimónia irá contar, também, com a presença da Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.

Recorde-se que a cidade da Costa da Caparica apenas tem à disposição das populações como opção de transportes públicos a Carris Metropolitana. O projecto visa promover uma ligação rápida e estruturante entre o Campus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA) e a Costa da Caparica, estendendo-se num corredor que servirá a Trafaria, São João da Caparica, Quinta do Torrão, Quinta de Santo António e Costa da Caparica, assegurando uma melhor ligação deste território à actual rede do Metro Sul do Tejo.

O prolongamento do sistema de metro ligeiro de superfície da margem sul do Tejo à Costa da Caparica é um dos projectos de sistemas de transporte colectivo em sítio próprio (TCSP) na Área Metropolitana de Lisboa (AML), considerados prioritários pelo Estado e conta com enquadramento no Programa Acção Climática e Sustentabilidade (PACS) do Portugal 2030. O PACS prevê uma dotação de 3,1 mil milhões de euros, financiados pelo Fundo de Coesão, destinados ao financiamento de projectos enquadrados nas prioridades definidas para este Programa, nas quais se insere a mobilidade urbana sustentável. 

Esta decisão decorre da Portaria n. 410/2024/2, subscrita pela Secretária de Estado do Orçamento e pelo Secretário de Estado da Mobilidade Urbana e publicada no Diário da República 2.ª série, de 21 de Março de 2024.

Pela mesma Portaria, o Metropolitano de Lisboa foi autorizado a realizar a despesa correspondente, até ao montante total de 1 650 000,00€ (um milhão e seiscentos e cinquenta mil euros), valor ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor.

O Metro Sul do Tejo conta actualmente com três linhas: a Linha Azul, que liga Cacilhas a Corroios; Linha Amarela, que liga Corroios ao Pragal; e Linha Verde, que liga Cacilhas à Universidade, no Monte da Caparica. O metro transporta mais de 16 milhões de passageiros por ano.

O projecto da rede de metropolitano ligeiro da margem sul do Tejo prevê outras ligações, designadamente, ao concelho do Seixal, entre Corroios e o Fogueteiro, nos concelhos do Seixal e do Barreiro, entre o Fogueteiro e Terminal Fluvial do Seixal, e entre Terminal Fluvial do Barreiro e o apeadeiro da linha ferroviária no Lavradio.

Actualização 12-07 – A cerimónia contará também com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

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Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

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