Alberto Chaíça, António Oliveira Cruz e Ivan Gonçalves nomeados para figura do ano de Almada

Golfinhos d'Ouro nomeiam figuras do ano de 2023 da Península de Setúbal e do Litoral Alentejano

Gala Golfinhos d’Ouro, em que serão reveladas 20 figuras eleitas pelo público, acontece no dia 20 de Março à noite, no Fórum Luísa Todi em Setúbal. A organização promete uma noite cheia de glamour, com passadeira vermelha e traje de gala ou black tie, ou seja, fato escuro para os senhores e, vestido de noite para as senhoras.

Os nomeados para o concelho de Almada são: o desportista Alberto Chaíça; o presidente do Instituto Piaget António Oliveira Cruz e; o político socialista Ivan Gonçalves.

Alberto Chaíça foi o maratonista olímpico que nos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas, faz este ano 20 anos, ficou em oitavo lugar na maratona. Em 2023 descerrou a placa que atribuiu o seu nome à Pista de Atletismo de Almada, na Sobreda, agora denominada Pista Municipal de Atletismo Alberto Chaíça. É também casado com a presidente da Junta da União das Freguesias da Caparica e Trafaria, a socialista Sandra Chaíça.

António Oliveira Cruz é presidente e fundador do Instituto Piaget, que no ano passado alargou a actividade, conquistou prémios e, ganhou reconhecimento internacional com a nomeação para o Conselho Não-Executivo da EUCED – Instituição Europeia de Cooperação Económica e Desenvolvimento.

Ivan Gonçalves foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Almada (AMA) aos 36 anos, tornando-se um dos mais jovens titulares deste cargo em todo o País. Tem já um percurso político relevante, sendo deputado parlamentare e presidente da concelhia de Almada do PS.

O director artístico da Companhia de Teatro de Almada (CTA), Rodrigo Francisco, está nomeado a nível regional na categoria de Cultura. O director do Festival de Teatro de Almada teve um ano de 2023 em cheio, com os 40 anos do festival, que também reforçou a ligação a Lisboa. Como autor e encenador, apresentou ‘Calvário’, uma comédia sobre a vida dos actores.

A votação do público para as figuras do ano, na região de Setúbal e em cada um dos concelhos, já está aberta, na página oficial da Gala Golfinhos d’Ouro. É o público que decide quem serão os vencedores. Para votar basta entrar no link e, em apenas sete cliques completa a sua votação.

As categorias de âmbito distrital são seis : a Figura do Ano da região e as figuras regionais nas categorias Sociedade, Economia, Cultura, Desporto e Política.

As categorias de âmbito local são 14: nove respeitantes aos nove concelhos da Península de Setúbal – Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Setúbal, Sesimbra e Seixal – e cinco dos concelhos do Litoral Alentejano – Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.

Em votação estão 60 nomeados, seleccionados pela redacção do jornal O Setubalense, com base na informação que foi recolhendo e noticiando ao longo do ano passado.

A primeira Gala de atribuição dos Golfinhos d’Ouro terá um cartaz musical ainda por anunciar e, é organizada pelo jornal O Setubalense e a rádio Popular FM 90.9. Os bilhetes individuais custam 25€ e os duplos 40€ (IVA incluído) e podem ser adquiridos aqui.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , ,