Sobreda | Pista Municipal de Atletismo muda de nome

Pista de Tartan passará a chamar-se Pista Municipal de Atletismo Alberto Chaíça

A Pista Municipal de Atletismo da Sobreda vai passar a designar-se Pista Municipal de Atletismo Alberto Chaíça, em homenagem ao atleta olímpico natural do Monte da Caparica. A decisão foi tomada na última reunião de câmara, dia 21 de Novembro, com os votos a favor da maioria PS e PSD, contra da CDU e, de abstenção do BE.

A iniciativa para a proposta apresentada pelo vereador Filipe Pacheco, responsável pelo pelouro do Desporto do município de Almada, partiu de um abaixo-assinado enviado à câmara e subscrito por vários nomes ligados ao desporto no concelho, nomeadamente ao atletismo.

A discussão entre vereadores do PS e PSD de um lado e, da CDU de outro, foi longa e bastante aguerrida. A CDU, atrvés do vereador António Matos, afirmou que os clubes que utilizam a pista não foram consultados em relação à escolha do patrono que dará nome à pista e que lhe tinham comunicado vontade em serem ouvidos, que o concelho de Almada possui outros atletas de topo com igual ou maior palmarés e, que o abaixo-assinado foi feito por apenas dois clubes do Monte da Caparica.

O vereador Filipe Pacheco, não gostou da CDU pedir a retirada da proposta e a consulta dos clubes antes da mesma ser votada e, a troca de argumentos, a favor e contra a proposta, com António Matos aqueceu.

A CDU, que em 2000, agraciou o atleta olímpico Alberto Chaíça com a a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Almada, acabou por votar contra.

O nome de Alberto Chaíça está, partir de agora, associado a um complexo desportivo, pista e relvado, onde se praticam vários desportos. No entanto, não foi ainda adiantada a data em que a alteração de nome será oficializada.

Na altura em que comemora 25 anos de existência, a pista de tartan está em obras, porque o seu piso estava já bastante danificado. Este é um investimento da autarquia no valor de 35 mil euros, referentes à reparação do piso de competição, requalificação do ginásio e colocação de adereços. Vários foram os atletas almadenses que utilizam a pista, a expressar online descontentamento pelo tempo que as obras estão a demorar e por terem de encontrar lugares alternativos para treinarem.

Recorde-se que esta é uma pista com qualificação Internacional B.

Natural do Monte de Caparica, Almada, e a residir no concelho, Alberto Chaíça, 49 anos, destacou-se em pista em várias provas de atletismo, tendo atingido o seu ponto mais alto ao correr a distância da Maratona nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. Com o dorsal 2722, a 29 de Agosto, percorreu os 42,195 quilómetros em 2h14m17s, o que lhe valeu o 8.º lugar e o Diploma Olímpico.

O acesso ao Jogos Olímpicos de Atenas foi conseguido por Chaíça em 2003, depois de ter batido o recorde pessoal no Campeonato do Mundo em Paris com a marca na Maratona de 2h9m25s, classificando-se em 4.º lugar.

Com forte ligação ao movimento associativo desportivo do concelho de Almada, Alberto Chaíça dá nome a uma das provas do Troféu Almada Atletismo “Mário Pinto Claro”, e é o padrinho da prova de atletismo São Silvestre deste ano.

O atleta olímpico esteve ligado a vários clubes do concelho, como o Sport Almada e Figueirinhas, o Grupo Desportivo e Cultural de Almada, Beira Mar Atlético Clube e Sport União e Caparica

Alberto Chaíça é casado há 30 anos com Sandra Chaíça, presidente da União de Freguesias da Caparica e Trafaria, eleita pelo PS.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , ,