“O Meu Bairro” vem requalificar o espaço público
Programa conta com a participação da comunidade e envolvimento das freguesias do concelho
O programa municipal “O Meu Bairro” arranca no dia 13 de Março às 18h, na Biblioteca Municipal Maria Lamas, no Monte da Caparica. Os espaços públicos que estarão em discussão nesta sessão participativa inaugural são, o Largo da Torre ou Largo Bulhão Pato no Monte de Caparica e, o Largo Manuel de Arriaga na Trafaria.
Posteriormente, dos dois espaços previamente identificados, será escolhido um local a intervencionar, através de votação no site do programa, podendo os munícipes selecionar os cinco espaços que vão ser alvo de intervenção. A fase de votação acontece de 6 a 21 de Abril.
“O Meu Bairro” desenvolve-se em conjunto com as uniões de freguesias e freguesia da Costa da Caparica e, conta com a participação de organismos municipais, comunidade educativa, comerciantes locais, organizações da sociedade civil e, a comunidade local na sua definição.
Propõe-se envolver a comunidade nas fases de selecção de locais, definição do programa e soluções de projecto. Pretende-se ainda que a comunidade avalie igualmente o resultado das intervenções efectuadas.
Os objectivos deste programa faseado são a promoção e qualificação urbana e paisagística; impulsionar a mobilidade activa; a acessibilidade; o aumento da segurança e conforto urbano; a sustentabilidade; o acesso à arte pública e; a redução das desigualdades na utilização do espaço público. Pretende-se que as propostas contribuam para melhorar a vivência dos espaços físicos, como ruas, praças ou bairros, dinamizando o sentido de comunidade e cidadania, promovendo a inclusão e o contato com a arte pública.
O programa teve início com a identificação preliminar de dez espaços públicos, dois por cada união de freguesias ou freguesia. Seguem-se cinco sessões participativas, uma por cada espaço identificado, onde será possível fazer sugestões para valorizar estes espaços, ou propor novos espaços para futuras sessões, onde todos são convidados a participar.
Seguidamente, são apresentadas ao público as propostas de intervenção onde a comunidade poderá partilhar, novamente, ideias e opiniões, contribuindo para a fase de realização do projecto de (re)qualificação de espaço público.
Depois do projecto de execução e o processo de lançamento da empreitada, segue-se a execução da obra. Após a sua conclusão haverá o desenvolvimento de um programa de monitorização e cooperação com a população envolvida, garantindo a prosperidade do espaço.
O programa promoverá também uma análise crítica dos espaços, resultando na criação de um programa de participação pública, com o objectivo de desenvolver princípios e linhas estratégicas de intervenção ao nível do espaço público urbano para o município de Almada.
Outros locais já identificados são a Rua Eduardo Tavares na Cova da Piedade; a Rua Quinta da Horta e a Rua Marquesa de Alorna no Pragal; a Rua Vitor Péon na Sobreda; a Rua Abel Salazar e a Rua Bordalo Pinheiro na Charneca da Caparica; a Praceta Bento de Jesus Caraça no Laranjeiro; a Praceta de Oliveira Martins no Feijó; a Igreja de Nossa Senhora da Conceição na Costa da Caparica e; a Rua Mestre Salvador Catita e a Rua Mestre Adrião, também na Costa da Caparica. Pode consultar aqui os locais, seus enquadramentos urbanos, diagnósticos e, os programas a discutir nas futuras sessões.
Veja abaixo o calendário de todas as sessões participativas.

Pingback: Vencedores do programa "O Meu Bairro" - Almada online
Pingback: O Meu Bairro leva sessões participativas às freguesias - Almada online