Onde brincar ao Carnaval em Almada

O Almada Online fez um roteiro com as festas de Carnaval no concelho de Almada. Se é um folião esta notícia é para si

Partilhe:

O Carnaval em Almada já não tem os enormes cortejos nas Avenidas centrais, nem os grandiosos bailes das colectividades centenárias, à pinha com gente que até de Lisboa vinha brincar ao Carnaval a esta margem do Tejo, tal não era a sua fama em renhidos concursos de máscaras, cegadas, folias, tropelias e partidas. As guerras de ovos entre liceus, seriam provavelmente consideradas bullying nos tempos que correm. Mas ainda existem muitas colectividades almadenses onde o Carnaval é um assunto sério, e foliões que escondem a identidade numa fantasia, para fazer uma cegada na associação ou clube rival.

O Almada Online fez um roteiro freguesia a freguesia das celebrações do Entrudo. É escolher a fantasia e ir para a folia.

União da Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas

A 1 de Março pelas 20h, a Associação Al-Madan organiza uma Festa de Carnaval com “mutiso petisco”, diz a organização. Como é Carnaval é de ir mascarado.

A 26 de Fevereiro, entre as 14h e as 17h, o coreto do Jardim da Cova da Piedade recebe o “Baile de Carnaval” no âmbito do envelhecimento activo. Vitor Ginja e o seu organista são os responsáveis pela animação musical deste evento mais direccionado para seniores, mas aberto a todos que queiram participar. Haverá prémios para as melhores máscaras. A entrada é livre.

A Incrível Almadense (SFIA) realiza o histórico “Baile de Carnaval” a 2 de Março a partir das 15h, no seu Salão de Festas. A animação musical será feita por Cátia Sofia, com participação especial da Associação Cultural Junt´ó Tejo. “Dançar. Sorrir, numa tarde de diversão com a magia do Carnaval”, é o que promete a organização, que pede que todos se fantasiem. A entrada custa 2.50 carnavais.

©SFIA / Cartaz d

Junta das Freguesias do Laranjeiro e Feijó

Dia 1 de Março, celebra-se o “Karaoke de Carnaval” no Arcas – Associação Recreativa e Cultural Almada Sul, no Laranjeiro, entre as 21h e as 0h. Para animar a festa, Luísa Mafalda traz a música e o karaoke. Vá mascarado.

De 1 a 4 de Março, a Praça da Natureza do Almada Forum, vai transformar-se num festival de cores, fantasias e muitas brincadeiras. Os visitantes vão poder transformar-se no que quiserem com as pinturas faciais, participar em ateliers criativos e explorar uma zona de disfarces com opções para todos os gostos. “Neste Carnaval, os reis e as rainhas da festa são as crianças”, é o lema da organização.

A Praça da Portela, no Laranjeiro, acolhe a 6 de Março, após as 10h30, o espectáculo do palhaço “Batatinha e Amigos” numa festa de Carnaval mais direccionada para as crianças e escolas da freguesia, mas aberta a todos.

O Clube Recreativo do Feijó (CRF) organiza um Baile de Máscaras no dia 1 de Março a partir das 20h. Vitor Ginja e Beto garantem a animação musical. Haverá também Concurso de Máscaras. Os sócios pagam 2 máscaras e os não sócios 3.

A 3 de Março há karaoke no ARCAS a partir das 20h. A organização pede a todos que venham mascarados e promete surpresas ao longo da noite.

A 4 de Março a partir das 15h, a delegação do Feijó do Clube do Sargento da Armada promove o “Grande Baile de Carnaval”, onde a música estará a cargo de Maurício Silva. Incluído está também um concurso de máscaras, com prémio para o vencedor. (Praceta do Clube do Sargento da Armada nº5, Feijó).

No dia 8 de Março pelas 10h, realiza-se o cortejo do Enterro do Bacalhau, que tem início na ARPILF, percorre as principais ruas da freguesia, terminando na Praça da Portela.

©JFLF / Cartaz do Carnaval 2025 no Laranjeiro / Feijó

Junta da União das Freguesias da Caparica e Trafaria

Os Bombeiros Voluntários da Trafaria (BV Trafaria) organizam o “Baile de Máscaras – O Carnaval que vai arrasar” no dia 1 de Março pelas 21h, no seu Salão Nobre. “Uma noite de pura diversão e surpresas” é o que promete a organização. O baile inclui DJ ao vivo e Prémio para a máscara mais criativa do desfile. A entrada custa 3€.

A Sociedade Recreativa Musical Trafariense (SRMT) tem a sua Festa de Carnaval tambem no dia 1 de Março, mas a partir das 18h. O Dj Dadibo será o responsável por “uma tarde animada” segundo o cartaz, cujos bilhetes de entrada custam 5 serpentinas.

Ainda a 1 de Março entre as 10h30 e as 12h, o Espaço Cultural da Junta da União de Freguesias da Caparica (JUFCT) e Trafaria acolhe uma “Oficina de Carnaval”, onde poderá construir a sua própria máscara e também enfeites de Carnaval para decorar o espaço. Para mais informações contactar o telefone 212 956 407 ou email biblioteca_trafaria@jf-caparica-trafaria.pt A participação é gratuita.

©BV Trafaria / “O Carnaval que vai arrasar”, dizem os Bombeiros Voluntários da Trafaria.

Junta de Freguesia da Costa da Caparica

O Grupo Amigos da Costa da Caparica organiza um Baile de Máscaras a 3 de Março às 21h30, na sua sede na Rua Serafim Martins. A música do baile estará entregue a Cláudio Filipe. O concurso de Máscaras irá premiar os três melhores trajes. A entrada custa 5€. A organização pede que ninguém se esqueça da máscara em casa.

A marcha da Associação Cultural Os Costinhas realiza no dia 4 de Março um desfile de palhaços pelas principais ruas da Costa da Caparica, com saída na sede do Grupo de Amigos da Costa da Caparica pelas 15h30.

A 5 de Março, com saída às 19h da sede do Grupo de Amigos da Costa, realiza-se o Enterro do Bacalhau (enterro do entrudo), uma tradição pagã, que não é celebrada há cinco anos na Costa da Caparica e regressa este ano. Este é um ritual satírico, associado à Quarta-Feira de Cinzas, uma tradição popular carnavalesca que simboliza o fim do período de excessos do Entrudo e a entrada na Quaresma, tempo de penitência e abstinência. Geralmente inclui um cortejo fúnebre, onde um bacalhau (ou a sua representação) é “velado” e depois “enterrado” ou “lançado ao mar”, quase sempre acompanhado por discursos humorísticos e críticas sociais. Um momento de sátira e diversão como despedida do Carnaval.

A Associação Cultural Vivinha Da Costa, organiza às 10h30 de dia 5 de Março, a Queima do Judas, no Largo da Escola Primária.

Também no dia 5 de Março, Quarta-Feira de Cinzas, a partir das 21h, a mesma associação faz o seu Enterro do Bacalhau. “As viúvas caparicanas anunciam a morte do seu esposo João Pina do Carvalho. Venha chorar a sua morte.” Os donativos angariados durante o cortejo revertem a favor da Marcha da Costa da Caparica. “As viúvas agradecem o seu contributo”, anuncia a organização. Como manda a tradição, o cortejo sai do Bairro do Campo da Bola (Largo do Arraial), “em direcção à vila” e o seu percurso pelas principais ruas da Costa da Caparica inclui uma paragem especial, frente à casa onde viveu João Manuel – organizador de muitas edições passadas que ainda perduram na memória de muitos locais – em sua homenagem. Ainda há quem se recorde das partidas carnavalescas do enterro do bacalhau, em que homens vestidos de mulheres viúvas seguiam atrás de outros que carregavam a “urna”, em pleno choro e pranto.

Esta é uma tradição que na Freguesia do Laranjeiro e Feijó se tem mantido anualmente.

©DR / O Enterro do Bacalhau volta à Costa da Caparica depois de 5 anos de interregno.

União de Freguesias da Charneca da Caparica e Sobreda

A comunidade 19 do agrupamento de escuteiros 467 da Charneca da Caparica organiza a “Festa de Carnaval Comunidade 19” no dia 1 de Março, entre as 19h e as 0h, no Pavilhão da Associação dos Águias Vermelhas, na Rua João de Deus 14, na Charneca da Caparica. A máscara é obrigatória e os bilhetes já estão à venda. Se comprar a entrada antecipadamente o bilhete custa 5 lenços com oferta de uma bebida, adquirido no dia custa 6 lenços sem ofertas. Os pioneiros é a quem se deve dirigir para a compra de bilhetes. Fazem parte da festa os comes e bebes, a pista de dança e um concurso de máscaras.

A Associação do Grupo de Concertinas Águias Vermelhas (AGCAV) organiza um almoço de feijoada à transmontana de Carnaval, no dia 2 de Março. Às 15h o baile inicia-se com Gina Reis e o seu acordeão e haverá prémios para as melhores máscaras masculina e feminina. As marcações para o almoço têm de ser feitas até 28 de Fevereiro às 21h, para José Bandeira 933 948 782 ou Albertina Costa 939 303 219. Almoço e baile custam 12.50 águias para sócios e 17.50 para não sócios.

©DR / Para compra de bilhetes deve dirigir-se aos pioneiros do agrupamento.
Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,