Pragal | Almada na Rota do Oriente

Macau em destaque no Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, de Outubro a Maio de 2024

Partilhe:

Entre Outubro de 2023 e Maio de 2024, o Centro Cultural Fernão Mendes Pinto (antigo Polivalente) no Pragal, acolhe o o projecto intercultural “Almada na Rota do Oriente”. O programa inclui conferências sobre Literatura, História, Sociologia e Etnografia, concertos, cinema, exposições de pintura, fotografia, de instrumentos de músicais e, gastronomia. A entrada é livre.

Organizado pela Associação Almada Mundo, em parceria com o Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, a União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal, Cacilhas (UFAACPPC) e, a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (ESFMP), o ideário da extensa programação centra-se em Fernão Mendes Pinto, exaltando a universalidade da Peregrinação, escrita no Pragal e publicada no Séc. XVII.

Procura-se recuperar o seu legado simbólico para homenagear a interculturalidade que marcou a odisseia dos Portugueses pelo Oriente. Símbolo das relações entre o Ocidente e o Oriente, ou, em rigor, entre Portugal e a China, Macau será, desta vez, o principal ponto desta rota do Oriente.

O projecto inclui, também, uma extensão de interacções com as escolas e as bibliotecas escolares e municipais, que se irá construindo e consolidando ao longo dos oito meses do seu desenvolvimento.

O primeiro evento da programação aconteceu ontem, 18 de Outubro às 18h, com uma sessão de abertura e ponto de honra, seguindo-se “Viagem dos sons”, um apontamento por José Moças e, encerrou com o espectáculo “Cantar Macau” pelo duo A Outra Banda. Neste espectáculo os músicos Carlos Piteira, Jaime Mota e Leonor Arrimar, cantora convidada, celebraram a música de sonoridades revivalistas macaense, com o sentido de preservar algumas das músicas do passado. O duo explorou canções sobre as vivências e memórias de Macau perpetuadas nas palavras de Poetas que aí viveram, incluindo temas em “patuá”, crioulo da comunidade macaense, uma das suas marcas identitárias.

“Macau merece ser revisitado e reconhecido, pelo compromisso histórico e social que ainda nos responsabiliza e compromete. Mobilizados por sinergias solidárias e comprometidas com as responsabilidades socioculturais e históricas das rotas portuguesas no mundo, celebramos a diversidade e o encontro em cidadania activa e participativa.”, refere a organização na apresentação deste vasto projecto.

Programa:

16/11/2023 | 28/11/2023 | 13/12/2023
17.30h (dia 16 ) e 18h (restantes dias) /19.30h – Ciclo de Cinema: Três Documentários sobre Macau, de Carlos Fraga. Exposição de Fotografia – “Macau em Contrastes (2010-2018)” da antropóloga Marisa C. Gaspar

17/1/2024
18h /19h30 – Conferência – “A Literatura de Macau”; Orador: Jorge Arrimar; com poetas convidados (Carolina de Jesus / outros) e declamação

20/2/2024
18h/19h30 – Conferência – “Macau na rota de Fernão Mendes Pinto”; Oradores: Ana Paula Laborinho; Rui Loureiro. Moderador: Alexandre Flores

14/3/2024
18h/19h30 – Espectáculo – “Tributo aos Poetas de Macau: doze (re)cantos do poema”: Duo “A Outra Banda” e Leonor Arrimar (cantora convidada), performance, declamação – Joaquim Pereira e alunos do Curso de Patuá do Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) / outros convidados. Exposição de pintura de Anabela Canas “Da viagem que achasse, antes que chegasse a ela”

2/4/2024
18h/19h30 – Conferência – “Macau: o movimento cultural dos anos 80/90”; Orador: Énio de Souza. Exposição – Instrumentos da Música Chinesa, por Énio de Souza. Momento musical: “Encontro de instrumentos…”: contrabaixo por Miguel Leiria e, guzheng, por Su Xin.
Exposição de pintura de Mariot: “Sizhu seda e bambu – instrumentos chineses”

7/5/2024
18h/19h30 – Apresentação / palestra sobre o livro “A Cartografia de Magalhães. The Cartography of Magellan”, pelos autores Joaquim Alves Gaspar e Sima Krtalic (publicação da Tradisom)

23/5/2024
18h/21h – Apresentação – “Projectos da identidade macaense na Diáspora – A Fundação Casa de Macau” – apresentação: Mário Matos dos Santos (Fundação Casa de Macau). Conferência – “Identidade Macaense: Um modelo analítico com final gastronómico”; Oradores: Carlos Piteira e Maria João Santos Ferreira

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , ,