Rastreio Gratuito do Cancro da Mama
Em todo o concelho de Almada de 29 de Agosto a 12 de Dezembro
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) – Núcleo Regional do Sul, em parceria com a Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo (ARSLVT), anunciou o alargamento do rastreio gratuito do Cancro da Mama aos Distritos de Lisboa e de Setúbal, cujo arranque aconteceu no Dia Mundial do Cancro em 2021.
Um ano após este alargamento, o rastreio, que se dirige a mulheres dos 50 aos 69 anos, terá seguimento no concelho de Almada, de 29 de Agosto a 12 de Dezembro 2022, de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h30 e estará nos seguintes locais:
29 de Agosto a 12 de Setembro – Caparica
Rua Alfredo Cunha, junto ao Mercado da Caparica.
14 a 21 de Setembro – Costa da Caparica
Praça da Liberdade
23 de Setembro a 17 de Outubro – Charneca da Caparica
Junta de Freguesia
18 a 25 de Outubro – Feijó
Junta de Freguesia
26 de Outubro a 12 de Dezembro – Almada
Praça S. João Batista
As mulheres não convocadas podem inscrever-se junto desta Unidade Móvel desde que preencham os seguintes requisitos: não apresenta qualquer alteração na mama – estar assintomática; tem entre 50 e 69 anos; não tem próteses mamárias; não realizou mastectomia; nunca teve cancro de mama; não fez uma mamografia nos últimos 6 meses.
Ao comparecer para realizar este exame, poderá contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais actuais, que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.
O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 50 e os 69 anos e realiza-se por convite, de 2 em 2 anos. No Núcleo Regional do Sul da LPCC, teve início em 1997 e, gradualmente, foi sendo feito o seu alargamento. Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias na região Sul.
É sempre bom lembrar que o cancro da mama tem maior probabilidade de cura se detectado a tempo.
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Almada, ARSLVT, cancro da mama, gratuito, Liga Portuguesa Contra o Cancro, LPCC, rastreio, Saúde