Roteiro para a Jornada Mundial da Juventude no concelho de Almada

O Almada Online, reuniu toda a informação sobre a JMJ no concelho de Almada, num roteiro feito a pensar nos seus leitores e nos cerca de 8 mil peregrinos de visita

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza de 1 a 6 de Agosto em Lisboa, está quase a começar. O concelho de Almada já se prepara para receber cerca de 8 mil peregrinos (número em permanente actualização). O orçamento previsto para apoio da autarquia à JMJ é de aproximadamente 400 mil euros.

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro dos jovens católicos de todo o mundo com o Papa e também um momento de partilha e convívio onde todos são bem-vindos. É uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja Católica e um momento forte de evangelização do mundo juvenil.

Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a primeira edição da JMJ realizou-se em Roma no ano Internacional da Juventude, em 1985 e, o Papa escolhe regularmente uma cidade para a realização deste encontro internacional que atrai milhares de jovens de todo o mundo.

Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.

Durante uma semana, os jovens provenientes de todo o mundo são acolhidos, na sua maioria, em instalações públicas (ginásios, escolas, pavilhões…) e paroquiais, mas também em casas de famílias. Existirão momentos de oração, partilha e lazer e os jovens inscritos participarão em várias iniciativas organizadas pela equipa da JMJ nas cidades que os acolhem. 

Os pontos altos serão as celebrações (actos centrais) onde estará presente o Papa, tais como a cerimónia de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio.

Para dar a oportunidade aos jovens de conhecerem a região que os acolhe, bem como a Igreja local e as suas paróquias, na semana que antecede a JMJ são promovidos os “Dias nas dioceses”, já a decorrer no Santuário do Cristo Rei.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para a JMJ, que se realiza de 1 a 6 de Agosto e conta com a presença do Papa Francisco.

O Papa, primeiro a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa no dia 2 de Agosto, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no dia 5, para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures, e no Parque Eduardo VII, no centro da capital.

Acolhimento dos peregrinos:

No concelho há vários espaços municipais que vão receber os peregrinos. Além dos equipamentos municipais, os peregrinos serão acolhidos por famílias e paróquias. No total da realidade diocesana de Setúbal, segundo dados da organização, foram apresentadas 45 manifestações de disponibilidade para acolhimento, criando-se para o efeito Comités Organizadores Paroquiais, que envolvem 51 paróquias, o Santuário de Cristo Rei, o Seminário Maior de São Paulo em Almada e o Externato diocesano Frei Luís de Sousa. 

O grande destaque no acolhimento vai as escolas do município, estando 35 escolas e três pavilhões desportivos municipais preparados para receberem 9.157 peregrinos. Todas as freguesias do concelho de Almada irão receber peregrinos.

Programa JMJ no Parque da Paz:

O Parque da Paz é onde acontecerão os maiores eventos da JMJ no concelho de Almada. No pulmão de Almada haverá Missas em directo, o Festival da Juventude All Around e o Encontro Rise Up.

O Município de Almada é o único no distrito de Setúbal que vai transmitir, em directo, todas as missas oficiais a partir dos ecrãs instalados no Parque da Paz, na clareira situada ao lado da Alameda deste parque. No dia 1 Agosto (Terça-Feira), será feita a transmissão da Missa de abertura da JMJ a partir das 19h, e nos dias 2, 3 e 4 (Quarta, Quinta e Sexta-Feira), pelas 11h30, são também transmitidas missas. No dia 5 de Agosto, Sábado, é transmitida a Vigília, que tem início às 20h45. No último dia da Jornada, é possível assistir à Santa Missa para o Dia Mundial da Juventude, a partir das 9h.

Também no Parque da Paz, no mesmo local, tem lugar o Festival da Juventude All Around, com programação a ser divulgada brevemente. Acontece na tarde de 2 de Agosto, a partir das 16h. O ‘All Around’ vai acontecer em Almada, Amadora, Cascais, Oeiras e Torres Vedras.

O Parque da Paz vai receber ainda os Encontros Rise Up, o novo modelo de catequeses da JMJ, que desafia os jovens a reflectir sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco e, que acontecem dias 2, 3 e 4 de Agosto entre as 9h e as 12h30.

Toda a programação do Parque da Paz pode ser consultado aqui.

©Carlos Valadas / CMA / O Parque da Paz será o local no concelho de Almada onde acontecerá o programa oficial da JMJ

Passeios pedestres:

A Câmarâa Municipal de Almada (CMA) desenvolveu um conjunto de percursos pedonais, (na cidade de Almada, no Parque da Paz e na Trafaria e Costa da Caparica) com a respectiva sinalética e infraestruturas de apoio (WC, bebedouros, papeleiras).

Apoio Logístico:

A CMA tem 4 locais à disposição dos peregrinos para descanso e informações: o Mercado das Torcatas, o Posto de Turismo Cacilhas, uma Loja no Mercado de Almada e, o Posto de Turismo da Costa da Caparica.

Estes locais estão equipados com mobiliário de descanso, wifi, pontos de carregamento de telemóveis e casas de banho.

Condicionamentos de trânsito:

Devido ao acolhimento de peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude e ao grande afluxo de visitantes ao concelho de Almada, os acessos ao Santuário do Cristo Rei vão estar condicionados à circulação rodoviária entre os dias 31 de julho e 7 de agosto.Nestes dias, entre as 8h e as 20h, vai ser condicionado o acesso e estacionamento na Av. Cristo Rei e arruamentos envolventes.

Serão acauteladas excepções para viaturas de emergência e de segurança pública, acesso a equipamentos de apoio social, transporte de pessoas com mobilidade reduzida e, moradores da área condicionada.

Os arruamentos de acesso condicionado, onde o Trânsito está proibido com excepção dos moradores, Emergência e Carris Metropolitana são: a Avenida Cristo Rei, Rua Fernão Lourenço, Rua Paula Vicente, Rua Dr. Manuel de Lourosa, Rua Afonso Galo, Rua Padre Ângelo Firmino Silva, Rua das Fontainhas, Rua Frei Silvestre de Almada, Rua das Torcatas, Rua Melvin Jones e, Praceta Melvin Jones.

©CMA / Nesta zona o trânsito será proibido com excepção de moradores, veículos de emergência e Carris Metropolitana

Haverá outra zona com corte de trânsito e com controlo de acessos feito pela PSP, onde só será permitida a passagem a veículos de emergência e viaturas credenciadas pelo Santuário do Cristo Rei, entre as 08H e as 20H no troço da Avenida Cristo Rei compreendido em a Praceta Rua Melvin Jones e o Santuário.

©CMA / Nesta zona o trânsito será proibido com execpção de veículos de emergência e viaturas credenciadas pelo Santuário do Cristo Rei

Haverá ainda corte de trânsito na Rua dos Trabalhadores Rurais no Monte de Caparica, no dia 31de Julho, entre as 18h e as 22h30, para realização de missa de acolhimento aos peregrinos (cerca de 1500), no exterior da igreja da paróquia de Nossa Senhora do Monte de Caparica, um evento relacionado com a Jornada Mundial da Juventude. Serão salvaguardadas a segurança de pessoas e bens, com o acompanhamento de agentes de autoridade, para a devida gestão da circulação rodoviária e pedonal.  A Carris Metropolitana irá adaptar os percursos e locais de paragens das carreiras que servem o arruamento em questão, no dia do evento.

Reforço nos transportes públicos:

A Transtejo Soflusa terá carreiras extra nas ligações fluviais entre Cacilhas e o Cais do Sodré. De 1 a 4 de Agosto, o horário praticado é o dos dias úteis. Há três navios durante a hora de ponta da manhã e tarde e possibilidade de efectuar carreiras extra entre as 2h e as 4h.

No fim de semana de 5 a 6 de Agosto, o horário em vigor é o que está implementado desde dia 22 de Maio para os dias úteis e foi recentemente prolongado até dia 28 de Julho, com a possibilidade de efectuar carreiras extra entre as 2h e as 4h.

Nas ligações fluviais entre o Barreiro e o Terreiro do Paço de 1 a 4 de Agosto apenas será possível a realização de carreiras extra às 3h e 4h. No fim de semana de 5 a 6 de Agosto, efetua-se o horário de Sábado, com carreiras suplementares que podem ser consultadas aqui.

A Fertagus irá também reforçar a sua oferta com comboios duplos nos dias 29 de Julho, 5 e 6 de Agosto. De 1 a 4, e nos dias 5 e 6 de Agosto, haverá também comboios duplos e comboios especiais, de acordo com os horários disponíveis aqui. Será ainda reforçado o apoio à venda nas suas máquinas automáticas, nas estações de Setúbal, Fogueteiro, Corroios e Pragal. A abertura da bilheteira de Roma-Areeiro no período das jornadas, entre o dia 29 de julho e o dia 7 de agosto, das 14h15 às 20h.

A Carris Metropolitana irá reforçar os horários de várias linhas entre os dias 31 de Julho e 6 de Agosto: 3703 Almada (Parque Urbano) – Lisboa (Areeiro); 3704 Charneca da Caparica – Lisboa (M. Pombal); 3709 Costa da Caparica (Terminal) – Lisboa (M. Pombal); 3715 Lisboa (M. Pombal) – Santa Marta do Pinhal; 3721 Lisboa (Sete Rios) – Sesimbra (Terminal). Poderá saber mais informações aqui.

Haverá ainda participação entre a CMA, a TML e todos os operadores da área Metropolitana de Lisboa nos títulos especiais para o evento. Existirão mais de 400 mil títulos de Transporte TML pré-carregados no suporte navegante ocasional, válidos em todos os operadores da AML.

A CMA também disponibiliza às JMJ um parque de autocarros no antigo estaleiro da Lisnave.

Reforço na Recolha do Lixo:

A CMA vai reforçar toda a contentorização destinada à deposição de resíduos nas zonas de maior concentração de peregrinos: zonas de acolhimento, espaços de actividades, zonas de lazer e acesso pedonais privilegiados, entre outros. Além deste reforço de equipamento, os circuitos de recolha de resíduos sofreram alterações com o objectivo de ajustar os horários de recolha, em função dos locais de maior concentração de pessoas.

“Apesar de todos os esforços desenvolvidos pelo Município, podem ocorrer situações pontuais de constrangimentos à recolha, por impossibilidade de acesso das viaturas municipais a algumas zonas.”, informa a CMA.

Vigilância nas praias:

Será reforçada a segurança e vigilância das praias do concelho de Almada durante o período em que se realiza a JMJ.

A Autoridade Maritima Nacional (AMN) prevê destacar 195 elementos entre os dias 28 de Julho e 7 de Agosto para garantir segurança e salvamento a todos os que participem na Jornada Mundial da Juventude. Vão também ser garantidas rondas terrestres em permanência, quer na margem norte do rio Tejo, quer na frente de mar da Costa da Caparica.

, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online