Sobreda | Almada Mercado das Artes
No Sábado dia 27 de Maio, o Almada Mercado das Artes anima durante todo o dia o Solar dos Zagallos
No dia 27 de Maio, das 10h às 20h tem lugar o Almada Mercado das Artes, no Solar dos Zagallos, na Sobreda. A entrada é livre.
O Mercado tem início às 10h com uma actuação dos Porbatuka, que trazem a sua música de percussão tradicional portuguesa ao Átrio Principal do Solar dos Zagallos. Também à mesma hora chega a Aletria – Biblioteca Itienerante, com literatura infantil e contos para partilhar com os mais novos.
Às 11h no Salão Verde, tem lugar o Workshop de Técnica de Composição em Tempo Real (CTR). Com Cláudia Dias poderá aprender e explorar a área da Improvisação e Composição, que utiliza como ferramenta teórico-práctica a CTR. A CTR é uma técnica nascida no contexto da dança contemporânea que, ultrapassando as fronteiras das artes performativas, se tornou num método de investigação sobre modos de encontro.
Na Casa da Água, às 11h30 pode participar no Workhop de Cianotipia ministrado pelo colectivo Artista à Vista. Nele irá aprender a fazer impressões com a técnica de cianotipia, em papel e noutros objectos.
Pelas 14h, os Karma Drums trazem a música de novo ao Átrio Principal dos Solar dos Zagallos. Este colectivo tem por missão a inclusão social de adolescentes e jovens adultos através da música e, contribuir para a integração do Bombo e da percussão tradicional portuguesa na música, não deixando que o que é nacional se extinga.
No Jardim haverá um workshop de grafitti às 14h30 com Ghost, o nome artístico com que João Batista assina as suas obras desde 2018, quer sejam de StreetArt, fotografia ou design.
Na Sala das Colunas pelas 15h serão projectados algumas curtas da Monstra – Festival de Animação de Lisboa. Estas incidem nas primeiras experiências feitas na área do cinema de animação na Bulgária, no final dos anos 20, do século XX. Mais tarde, no primeiro dia de outubro de 1948, o Departamento de Desenho e os Filmes das Marionetas de Animação da cinematografia nacionalizada búlgara foi estabelecida. O programa da Retrospectiva de Animação para Famílias da Bulgária, que irá ser mostrado, inclui diversas exibições, que apresentam alguns dos realizadores líderes da animação, tais como: Asya Kovanova, Pencho Kunchev, Marina Roussinova, Radostina Neykova, entre outros
Às 16h João Miguel Fonseca anima o Salão Dourado com a sua música de livre Improvisação com guitarra eléctrica e múltiplos efeitos analógicos, sobre samples e captações de atmosferas sonoras citadinas.
No PInhal às 17h haverá uma actividade direccionada para crianças. Em Dinis – Um Polvo mais Feliz, a bióloga Carla Tabaio explica aos mais novos quantos corações tem um polvo, o que faz quando se assusta e outras características deste animal. Partindo do livro “Dinis, um polvo mais feliz” a biologia dos polvos irá ser explorada e irá também falar-se de atitudes. No fim, as crianças poderão fazer o teu próprio polvo, através da reutilização de tecidos, e levá-lo consigo.
Chico Cezar encerra o Mercado das Artes pelas 18h com a sua música na Capela de Santo António. Este jovem artista promete uma nova Pop com sonoridades nostálgicas, que combinam uma estética retro com um twist de frescura actual, cheia de ritmos do mundo e uma lírica sensível
Ao longo do dia haverá ainda animação musical com Geta na Escadaria do Solar. Esta artista/produtora musical almadense tem como base de produção o hip hop instrumental, criando várias fusões de géneros que vão desde o jazz ao drum and bass. Para isso, utiliza máquinas de sampling e instrumentos musicais electrónicos na sua performance, de modo a criar um sistema híbrido entre o analógico e o digital, com um resultado singular.
A animar este dia nos Zagallos haverá também pinturas faciais e modelagem de balões pelo Trama Studio e, bancas de comida tradicional com Dona Maria e vegan com a Nah, num dia com um programa de lazer adequado a toda a família.
O Mercado das Artes é assim uma galeria ao ar livre para exposição e comercialização de obras e trabalhos de diversos artistas, fomentando desta forma a curiosidade e a sensibilização para as mais diversas formas de arte, com o objectivo de promover a cultura junto da comunidade residente, mas também não residente e turistas.
O Mercado das Artes é produzido no Solar dos Zagallos, por O Porco Voador – Colectivo Artístico.
INFORMAÇÕES
Solar dos Zagallos
212 947 000 | solar@cma-almada.pt
Quarta-Feira a Sábado: 10h-12h/14h-17h00
Domingos: 14h-17h00
Encerra às Segundas-Feiras, Terças-Feiras e Feriados