Sobreda | [palavra] de Paulo Canilhas
A exposição inaugura dia 16 de Setembro às 15h30, no Solar dos Zagallos
Inaugura hoje, 16 de Setembro às 15h30, a exposição [palavra] de Paulo Canilhas, no Solar dos Zagallos. A exposição estará patente até 30 de Outubro. Às 16h30 haverá uma performance intitulada “a palavra era tudo”. A entrada é livre.
A “palavra” era coisa com importância na sociedade.
Antes da escrita, a comunicação dependia exclusivamente da oralidade, por consequência, a palavra tinha grande valor. Contos, mitos, lendas e saberes antigos foram passados em viva voz, de geração em geração. Promessas, juras e contratos foram cumpridos apenas pela palavra dada. A palavra era lei, era respeitada.
A palavra era tudo.
“As suas obras são reveladoras de um mundo sabiamente exposto, implacável, imaginativo e impetuoso que nos convida à meditação.Obras de forte impacto visual, formas recorrentes a alimentar um desejo de comunicações construtivas/destrutivas que, parecendo figurativas, mas ultrapassado com sabedoria essa fronteira, transportam em si a enorme força que só é possível quando o que está em causa é a arte na verdadeira acepção da palavra e à qual Paulo Canilhas tão bem se dedica.”
Álvaro Lobato de Faria
Diretor do MAC
Movimento Arte Contemporânea
Sobre Paulo Canilhas
Paulo Canilhas nasceu em Almada em 1969, cidade onde actualmente reside.
Em 1989, com alguns colegas de arte e com o apoio do Professor de artes visuais e Escultor António Júlio, é co-autor do “Núcleo de Artes Plásticas do Laranjeiro”, cuja abordagem temática se centrava na multiplicidade de capacidades artísticas de cada um dos seus elementos, resultando daí uma série de exposições “catapultadoras” para aquilo que é actualmente o seu trabalho. O NAP foi um “tanque criativo” para todas as pessoas envolvidas em expressões plásticas.
No seguimento de longas jornadas de formação e trabalho com o Escultor António Júlio, surge o convite para uma residência artística, com a duração de um ano, no seu atelier no concelho de Almada, com o objectivo definido de desenvolver um projecto de pintura e a sua relação directa com a escultura.
Durante o ano 2014 trabalhou como assistente de Curador na galeria MAC – Movimento Arte Contemporânea. Desta colaboração resultou a criação de peças que dariam origem à exposição “Mind the Gap” na galeria MAC (Sol ao Rato).
Desenvolve a actividade artística sempre no sentido de encontrar a sua própria corrente e a sua própria linguagem, tendo por norma e principal objectivo comunicar com quem vê o seu trabalho. Artista multidisciplinar, os seus campos de expressão desenvolvem-se nas áreas da pintura, desenho, instalação e digital. O seu processo de trabalho, automático, não é estudado nem planeado. Tomando como exemplo as séries em chapa, todo este trabalho resulta do manuseamento do material, da sua resistência à torção e impacto, da sua acomodação à base de suporte, da sua capacidade de brilhar ou mesmo cortar. Raramente inicia um trabalho isolado, preferindo sempre trabalhar em séries, que vai desenvolvendo em conjunto formando “famílias” artísticas com laços bastante fortes entre si.
Paulo Canilhas é um artista abstracionista e, está representado nacional e internacionalmente em colecções privadas e institucionais.
INFORMAÇÕES
Solar dos Zagallos
212 947 000 | solar@cm-almada.pt
Quarta-feira a Sábado: 10h-12h/14h-17h00
Domingos: 14h-17h00
Encerra às Segundas-Feiras, Terças-Feiras e Feriados