Sobreda | “Solar ComVida” traz vida ao Solar dos Zagallos

No dia 8 de Julho, o "Solar ComVida" enche o Solar dos Zagallos de actividades, animação e música para todas as idades

A Festa volta ao Solar dia 8 de Julho entre as 10h30 e as 24 horas. As portas abrem-se, para um dia repleto de actividades para toda a família. A entrada é livre.

O Solar dos Zagallos dá brilho aos seus pergaminhos e recebe o “SolarComvida” nos seus salões interiores e jardins. Este será um dia um dia cheio de espetáculos de música e teatro, oficinas, pinturas faciais, entre muitas outras actividades. Pode ainda contar com vários petiscos e produtos regionais do país, pipocas, algodão doce e farturas, tudo com uma mostra e venda de artesanato, arte e design, como cenário de fundo.

A Festa do Solar tem início às 10h30 com a animação dos bombos e percussão tradicional dos seixalenses Karma Drums e a animação teatral “Forasteiros” da ACOME – Associação Cultural O Mundo do Espectáculo. O projecto Karma Drums tem como missão permitir a adolescentes e jovens adultos a inclusão social através da música e contribuir para a divulgação do Bombo e da percussão tradicional portuguesa. A fusão entre o tradicional e o moderno, permitem que o projecto Karma Drums se destaque com as suas coreografias arrojadas e nos ritmos fortes.

Em Forasteiros 6 viajantes de aspeto bizarro circulam pelo espaço público carregados de malas, mapas, livros, interpelando as pessoas para lhes pedir opiniões e recomendações sobre a cultura e património de Almada e do Solar. Apontam para detalhes interessantes, deslumbram-se por aqui as cadeiras terem 4 patas e as escadas se poderem subir e também descer, colocam música na sua coluna portátil, comentam as informações que recebem com alguma ironia, pedem para tirar fotografias com algum daqueles portugueses “tão autênticos”. Por vezes juntam-se em pares, dramatizando pequenas cenas de casal apaixonado ou grupo de amigos em viagem.

©Pexels / Não faltarão as pinturas faciais para crianças

Pelas 11h nos salões terá lugar a Cerimónia de Entrega de Prémios da vertente Composição, do Concurso Internacional de Música Terras de Santiago. Organizado pela Almadamúsica Associação Cultural e da Academia de Música de Almada, este concurso realiza-se anualmente desde 2011 e é dirigido a crianças e jovens músicos a partir dos 8 anos de idade. Esta cerimónia contará com a participação do Coro Infantil da Academia de Música de Almada, sob a direcção do Maestro Marco Santos.

Às 15h nos salões do Solar poderá assistir a uma Oficina de Música para Crianças e Famílias, com Sara Maia na voz, Suzana Silva Batocas nas flautas e Ana Sofia Cascalho no Cravo. Serão interpretadas um conjunto de canções de Zeca Afonso como por exemplo, O comboio descendente, Os Índios da Meia-Praia, A formiga, O canarinho, Canção de embalar, Venham mais cinco, acompanhadas de imagens sugestivas.

Na Capela do Solar às 16h acontece um concerto de guitarra clássica e violino pelo Duo 2&M. Joana Gomes no violino e Nuno Santos na guitarra clássica, irão interpretar obras de Piazolla, Manuel de Falla e Niccolò Paganini. O Duo propõe um programa musical de caráter contrastante, onde as melodias populares têm um tratamento erudito, próprio do estilo musical de Manuel de Falla e Astor Piazzola. Também irão apresentar uma obra de Paganini de uma época mais romântica.

A exposição de Neli Pereira entitulada “Natureza que voa inaugura às 17h e, estará patente no Solar dos Zagallos até dia 3 de Setembro. Todas as fotografias das aves foram tiradas nos jardins do Solar e a artista pretende chamar a atenção dos seus visitantes para a importância deste local, para a natureza e para a diversidade de pássaros residentes, invernantes e até exóticos que têm aqui a sua casa. Neli Pereira conheceu o Solar dos Zagallos quando a Academia de Música de Almada, onde os seus filhos andavam, passou a ter no Solar as suas instalações. Muitas vezes, quando aguardava o fim das aulas, era nos calmos jardins que esperava. Em 2021, com a pandemia, quando os sons dos carros abrandaram e outros sons se fizeram ouvir, apaixonou-se pelo Birdwatching. Com a sua “Canon” como companheira a observação de aves fez todo o sentido. Especialmente nos Zagallos que, como era um local perto, acessível e com muito para descobrir, se tornou o seu local favorito.

Os Salões recebem pelas 19h uma Oficina de Música Tradicional da Academia de Música de Almada. Este projecto teve início no ano lectivo de 2015|2016, com alguns encarregados de educação de alunos da Academia e outros interessados que foram surgindo ao longo do tempo. É destinado a adultos, não exigindo conhecimentos musicais prévios. O seu objectivo é o de sensibilizar os participantes e levá-los à práctica musical com base na música tradicional portuguesa, assim como, proporcionar uma vivência descontraída da música. O grupo é presentemente orientado por Fernando Pavão e Susana Quaresma.

©FB RE / A Rumos Ensemble traz o seu famoso concerto multimédia “Tocando Portugal” ao Solar dos Zagallos às 20h30

A Rumos Ensemble com o seu concerto multimédia “Tocando Portugal”, actua em recital às 20h30 nos Salões, com Anne Victorino D’Almeida no violino, Luís Gomes no clarinete e João Vasco no piano. Estreado em 2015 e já apresentado um pouco por todo o mundo, este projecto reúne uma selecção de música tradicional de dez regiões portuguesas, arranjadas para trio de violino, clarinete e piano; a projecção de filmes inéditos de cada região, evocando a beleza e riqueza natural e arquitectónica do nosso país; depoimentos de personalidades naturais de cada região, como António Victorino d’Almeida, Graça Morais, Janita Salomé, Carlos Alberto Moniz, Rosa Mota ou Lídia Jorge. A pertinência e singularidade deste recital emerge não só da interdisciplinaridade e transversalidade artística e estilística em que alicerçam a sua génese, como da vontade de três músicos eruditos com carreiras internacionais assinaladas nos quatro continentes, de olhar para o património musical tradicional português com uma energia renovadora, contemporânea, porém acessível a todos os tipos de público, do mais erudito ao mais popular.

Nos jardins do Solar, a par de todas as actividades já mencionadas, haverá também ateliers para crianças e famílias, onde a participação é feita por ordem de chegada. Entre as 10h e as 13h, com repetição entre as 18h e as 20h haverá Olaria para pais e filhos com Fernando Sarmento. Às 11h e às 15h será a vez do atelier Brincar com Livros, organizado pela Divisão de Bibliotecas e Arquivos da Câmara Municipal de Almada (CMA). Das 11h às 13h e das 14h às 17h terá lugar uma Ludoteca Artística com organização da Acome. As pinturas faciais a cargo de Cátia Manso acontecem entre as 11h e as 13h e as 14h e 16h. Os mais pequenos poderão também dar pequenas voltas nos jardins do Solar a cavalo entre as 11h e as 13h e as 16h30 e 18h30, com a APTEC – Associação Portuguesa de Terapias Equestres e Complementares séc XXI. Fernando Sarmento orienta o atelier de Olaria para Crianças entre as 14h e as 18h. As esculturas em balões com Elca e Lucas Camarela acontecem à tarde, das 15h às 19h.

©Pexels / Oficinas de Olaria para famílias e crianças

Das 17h às 19h há workshop de Danças tradicionais com Mati@S. O seu objectivo é dar a conhecer as mais variadas danças que fazem parte dos bailes tradicionais, sejam danças de roda, em quadrilhas, em coluna ou até de pares, portuguesas e de outros pontos da Europa. Recorre-se à transmissão de cultura, do ensino do passo-base, da técnica, da postura, da dinâmica e da movimentação num espaço de baile. Uma viagem pelo mundo através da música e dança, com alegria, partilha e conhecimento. Seguidamente haverá Baile com a banda Folky Bal’Boa, onde será dado o mote para que todos possam participar num duelo de danças tradicionais. No ringue de baile a dança é o combate, a música um round e bailar é um desafio. Cada instrumento é uma luva e cada movimento é um golpe. Seja ao ataque ou à defesa, com fintas ou com golpes baixos, todos saem ilesos porque quem dá o Knock-Out são os Folky Bal’Boa. A banda é constituída por João Valente no violino, Paulo Magueijo na concertina, Miguel Gonçalves no baixo acústico e Matias na percussão & danças.

A festa “Solar ComVida” encerra com o concerto de Celina da Piedade e Ana Santos pelas das 22h. Quem já a viu em palco reconhece o imenso carisma desta compositora, acordeonista e cantora. Celina da Piedade tem levado a sua criatividade aos mais variados contextos, da música de tradição a um sentir mais contemporâneo e universalista, passando por toda a riqueza do Cante Alentejano, mas também pela energia do folk e da pop.

©FB CP / Celina da Piedade actua às 22h

Nos jardins e na cozinha do Solar haverá ainda comes e bebes com vários petiscos, produtos regionais e cozinha vegan e vegetariana. Para os mais pequenos não faltarão as farturas, algodão doce, pipocas e gelados.

O “Solar ComVida” é uma iniciativa da CMA, com a participação de associações e grupos do concelho, que integra a Programação Anual do Solar dos Zagallos

Informações
Solar dos Zagallos
212 947 000 | solar@cm-almada.pt
Quarta-feira a Sábado: 10h-12h/14h-17h00
Domingos: 14h-17h00
Encerra às Segundas-feiras, Terças-feiras e Feriados

, , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online