Trafaria | Deputado Bruno Dias visita Bairro do 2º Torrão

O Deputado do PCP na Assembleia da República, Bruno Dias, eleito por Setúbal, visitou hoje, 15 de Maio, o Bairro do 2º Torrão

A visita do deputado comunista Bruno Dias ao Bairro do 2º Torrão, decorreu no âmbito da actividade do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República (AR) e, surge na sequência da reunião realizada entre a Comissão Parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação e residentes no bairro e associações que os acompanham no terreno. A visita teve a presença de eleitos locais da CDU na Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia e, da Associação Cultural Canto do Curió.

Bruno Dias quis ver como se encontra o bairro depois da intervenção da Câmara Municipal de Almada (CMA) iniciada a 1 de Outubro do ano passado, há quase sete meses e, ainda não concluída. No terreno, contactou com algumas das famílias que permanecem ainda sobre a vala em condições de enorme precariedade e, para as quais ainda não foi encontrada uma solução de habitação.

Perante a realidade que afecta ainda três agregados e se traduz em mais de uma dezena de pessoas, entre as quais se econtram várias crianças, o deputado Bruno Dias fez questão de sublinhar a sua enorme estupefacção e incompreensão sobre a emergência humanitária que representa o realojamento de todas as pessoas afectadas pelo processo de demolição das habitações dos moradores que se encontravam sobre a vala do Bairro do 2º Torrão. Oito meses passados sobre o início da operação municipal e, estas pessoas ainda permanecem nos escombros deixados no terreno, sem as mínimas condições de habitabilidade que seriam exigíveis em pleno século XXI, num país onde a habitação como direito universal e inalienável de todos os cidadãos, foi consagrada há quase meio século na Constituição da República Portuguesa.

Assumindo as suas responsabilidades enquanto eleito na AR, o Deputado Bruno Dias assumiu o compromisso pessoal e do Grupo Parlamentar do PCP, de prosseguir a acção política no sentido de obter das entidades oficiais directamente responsáveis pela questão da habitação, ao nível do Governo da República e da Autarquia Local, as soluções necessárias e exigíveis, sobretudo para os que se viram desalojados por motivo de emergência, para se encontrar uma solução de habitação digna e adequada para todos.

“Não desistiremos. Estamos e estaremos juntos, para que as pessoas, todas as pessoas, vejam a sua vida resolvida como merecem e como têm direito”, afirmou Bruno Dias, acrescentando que “não podemos resignar-nos a um poder que tem capacidade para decidir – e decide –, mas que revela muito pouca capacidade para resolver os problemas concretos das pessoas.”

©CDU Almada / O deputado Bruno Dias em visita ao Bairro do 2º Torrão com eleitos locais
, , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online