Transtejo volta a prolongar ajuste de horários até 26 de Julho

Perda de mobilidade de 30% mantém-se há mais de um ano

A Transtejo voltou a anunciar no seu site que “por motivo de manutenção dos constrangimentos operacionais, continua a ser praticado o actual Horário aos Dias Úteis, na ligação fluvial de Cacilhas” ao Cais do Sodré, até dia 26 de Julho.

Este prolongamento no ajuste de horários dura há nais de um ano, como se pode constatar pelo histórico de avisos da transportadora fluvial. Numa linha que é um dos meios mais importantes na deslocação da população do concelho de Almada para Lisboa, significou na práctica uma diminuição em cerca de 30% na oferta de transportes públicos fluviais, o que reduziu a mobilidade dos almadenses desde Maio de 2023, funcionando também como um incentivo à utilização do transporte individual, com consequências nefastas nas metas de sustentabilidade ambiental e descarbonização.

O ministro do Ambiente e da Acção Climática da altura, Duarte Cordeiro, declarou a 25 de Outubro de 2023, na sua audição parlamentar na comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, que “no caso de Cacilhas, a operação realiza-se com menos um navio do que o necessário”, salientando que “os constrangimentos só poderão ser ultrapassados com a chegada dos novos navios”. Na mesma ocasião o ministro disse também que “a instalação do posto de carregamento dos navios de Cacilhas está prevista para Junho de 2024”, estando esta já atrasada relativamente à previsão feita.

Chegaram a Lisboa mais dois novos barcos da frota eléctrica da Transtejo. O “Ibis-Preto” a 21 de Abril, e o “Tarambola-Dourada”, foi descarregado no Porto de Lisboa a 4 de Junho.

Recorde-se também, que a operação de renovação da frota da Transtejo, iniciada em 2019, tem até ao momento uma derrapagem de 23 milhões de euros, como noticiámos anteriormente.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

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