Costa da Caparica | “Sacrifício” inicia ciclo de cinema dedicado a Andrei Tarkovsky

Em exibição a 4 de Dezembro às 20h30, no Auditório Costa da Caparica

Partilhe:

O Cineclube Impala, organizado pela Associação Gandaia, leva ao ecrã do Auditório Costa da Caparica, o filme “Sacrifício” do cineasta russo Andrei Tarkovsky, iniciando um ciclo de cinema dedicado a este realizador, que irá decorrer durante o mês de Dezembro. “Solaris” no dia 11 e “Andrei Rublev” e “Refúgio das crianças” a 18, são os filmes que serão exibidos nas próximas semanas, sempre às Quinta-Feiras pelas 20h30. O ciclo de cinema este mês tem apenas três filmes devido às festividades do Natal.

Em “Sacrifício” é narrada a história de Alexander (Erland Josephson), um pai, jornalista e intelectual, que desabafa com o seu filho pequeno sobre a sua preocupação com a falta de espiritualidade do mundo moderno. Mal sabia que ia ser posto à prova, justamente no dia do seu aniversário, quando se inicia a Terceira Guerra Mundial. Num acto de desespero, Alexander faz um pacto com Deus e descobre que deve dar algo em troca para restaurar a paz no mundo.

Andrei Tarkovsky (1932-1986) nasceu na aldeia de Zavraje no Oblast de Ivanova, na Rússia. O seu pai, Arsêni Aleksandrovitch Tarkovski, foi um dos mais conceituados poetas russos. A sua mãe, Mariia Ivânovna Vischniákova, era actriz.

Tarkovsky estudou direcção de cinema na Universidade Estatal Pan-russa de Cinematografia S. A. Gerasimov (VGIK), e teve como influências na sua obra o neorrealismo italiano, a nouvelle vague francesa e de directores como Kurosawa, Buñuel, Bergman, Bresson, Andrzej Wajda  e Mizoguchi.

Recebeu Inúmeros prêmios ao longo de sua carreira. Viveu na Rússia, em Itália e na Suécia

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , ,