Almada | Alerta Laranja de Sexta a Domingo
Entre as 9h de Sexta-Feira 23 de Fevereiro e, as 0h de Domingo 25
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão do vento e do estado do mar para o próximo fim-de-semana aponta para agitação marítima com ondulação proveniente de Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os 7 metros e uma altura máxima de 13 metros, com período médio entre os 12 e os 16 segundos. O vento poderá registar uma intensidade média até 65km/h e rajadas até 120km/h, provenientes do quadrante Noroeste.
No fim de semana existirão períodos de chuva e vento forte, descida das temperaturas e agitação marítima.
O distrito de Setúbal estará em alerta laranja, entre as 9h de Sexta-Feira de dia 23 de Fevereiro e as 0h de Domingo, dia 25. O dia mais gravoso será Sábado, dia 24, em que se esperam ondas superiores a 7 metros de altura significativa, podendo atingir altura máxima de 14 metros, com um período de pico entre 16 e 17 segundos, principalmente a norte do Cabo Raso.
“Esta mudança do estado do tempo está associada ao enfraquecimento de um anticiclone que esteve localizado a oeste da Península Ibérica, permitindo a influência de uma vasta região depressionária centrada na região da Islândia, região essa com vários núcleos, a um dos quais está associada uma superfície frontal fria que afectará o continente nos próximos dias.”, pode ler-se no comunicado do IPMA.
Um dos núcleos desta região depressionária, é a depressão Louis, nomeada no dia 21, pela Meteo France, o Serviço Meteorológico Francês. Esta depressão afecta principalmente a região noroeste de França, mas far-se-á também sentir em Portugal.
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam, em especial a comunidade piscatória e náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adopção de medidas de precaução.
Recomenda-se também:
– Reforçar a amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e, aconselha-se igualmente a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do IPMA, bem como outras informações disponibilizadas pelas Capitanias dos Portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.
– Evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos.
– Evitar passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.
– Desaconselha-se vivamente a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
– Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
Em caso de emergência no mar ligue 214 401 919.
O aviso laranja é o segundo mais grave da escala e é emitido em “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, de acordo com o IPMA.
agitação marítima, agravamento, Alerta Laranja, Almada, AMN, Autoridade Marítima Nacional, Instituto Português do Mar e Atmosfera, IPMA, Louis, Marinha Portuguesa, Meteorologia, vento