Almada Cidade Educadora

Até 4 de Dezembro decorrem várias actividades culturais e formativas que celebram o Dia Internacional da Cidade Educadora

Como forma de assinalar o Dia Internacional da Cidade Educadora, celebrado a 30 de Novembro, a Câmara Municipal de Almada (CMA) preparou um programa repleto de actividades culturais e formativas, que acontecem de 16 de Novembro a 4 de Dezembro, em vários espaços do concelho.

“A cultura, fonte de criação e aprendizagens na Cidade Educadora” é o lema da edição de 2023 desta comemoração. 

O evento de abertura do Dia Internacional da Cidade Educadora, será online e terá lugar no dia 29 de novembro, das 12h às 14h de Lisboa. Será traduzido simultaneamente para espanhol, inglês, francês e português, em função do número de participantes. A sessão abrirá com uma apresentação sobre “Desigualdades sociais e culturais e políticas de equidade”, a cargo do Dr. Nicolás Barbieri, professor da Universidade Aberta da Catalunha, investigador sobre políticas e direitos culturais e as desigualdades sociais no seu exercício. Prosseguirá com um diálogo com as cidades de Katowice (Polónia), Montevideu (Uruguai) e São Paulo (Brasil) sobre “Diferentes propostas culturais destinadas a democratizar o acesso à cultura”. As inscrições para o evento podem ser feitas até 27 de Novembro aqui e, são prioritárias para cidades membros, por ordem de inscrição. Consulte todas as novidades do Dia Internacional da Cidade Educadora aqui.

©DICE / No programa constam várias actividades formativas

No programa municial de Almada, o destaque vai para o Seminário dedicado à Inteligência Artificial na Educação e Cultura, que acontece a 16 e 25 de Novembro na Biblioteca Municipal Maria Lamas, cujo programa pode ser consultado aqui. No dia 25 o mote é a Inteligência Artificial na Educação e a acção decorre das 10h às 13h. Os formadores do seminário são Marco Neves, Professor de Informática no Agrupamento de Escolas da Batalha, consultor na área da Inteligência Artificial e Educação; João Couvaneiro, conselheiro do Conselho Nacional de Educação, Professor na Egas Moniz – School of Health & Science, onde dirige o Departamento de Inovação Pedagógica e e-Learning, integra o Conselho Pedagógico do Almada International School e, é Apple Professional Learning Specialist; João Mouro, licenciado em Ensino das Ciências (Biologia e Geologia) com Pós-Graduação em Ciências da Educação na especialidade Tecnologias Educativas e Doutorando em Ciências da Educação, actualmente faz parte da equipa ELO (Enhanced Learning Office), na Universidade Nova SBE (School of Business and Economics); João Gabriel Ribeiro, Licenciado em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social, jornalista, co-fundador e director do Shifter e actualmente um dos jornalistas dedicados ao tema da Inteligência Artificial, os Novos Media e a Blockchain; Luís Caires, Professor Catedrático de Ciência e Metodologia de Programação no Departamento de Ciência e Engenharia de Computadores no Instituto Superior Técnico de Lisboa, investigador no INESC-ID e, ERA Chair Holder under H2020 BIG. Diret e; Rui Lima, professor e director pedagógico do Colégio Monte Flor, que em 2011 foi considerado um dos 18 professores mais inovadores do mundo

No âmbito deste programa vão realizar-se duas sessões plenárias: a Assembleia Municipal Jovem de Almada (AMJA), que se reúne a 30 de Novembro das 11h às 13h, na Escola Secundária Ruy Luís Gomes, para reflectir sobre os Objectivos Europeus para a Juventude; o momento evocativo do aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança a decorrer na reunião pública da Câmara Municipal de Almada, dia 4 de Dezembro às 15h, na Sala Pablo Neruda no Fórum Municipal Romeu Correia, cujo tema é “A cultura, fonte de aprendizagem na Cidade”.

Consulte o programa completo com todas as actividades.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , ,