Almada | Cine Incrível acolhe 15º FESTin
Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa passa por Almada Velha
Pelo segundo ano, o Cine Incrível e a Associação Alma Danada associam-se ao FESTin, exibindo duas sessões de cinema a 5 e 12 de Maio às 16h.
“Tainá – A Origem” é exibido no Domingo 5 de Maio, e conta a história de uma índia órfã de 5 anos de idade, que sonha tornar-se uma guerreira e descobrir a sua verdadeira origem. Ao longo do caminho, ela faz amigos surpreendentes como Laura, uma rapariga da cidade perdida na selva, e Gobi, um pequeno índio nerd. Eles aprendem a superar as diferenças mútuas enquanto atravessam a sua movimentada jornada. Tainá confronta o inimigo ancestral da sua família, Jurupari, a encarnação do Mal, que quer destruir a floresta.
O filme brasileiro de aventura, realizado por Rosane Svartman em 2023, tem classificação para maiores de 6 anos e duração de 84 minutos. O bilhete para assistir a esta aventura na selva amazónica pode ser adquirido aqui.
Dia 12 de Maio, é exibida uma Mostra de Diferentes Sotaques da Lusofonia, composta por seis curta-metragens com classificação para maiores de 12 anos. Estará presente o realizador português Mário Patrocínio, autor de “Antes do Nascer da Lua” e “O Afinador de Silêncios”, integrados na Mostra.
A “Batalha dos Gigantes”, um documentário de nove minutos de São Tomé e Príncipe, realizado por Katya Aragão em 2023, fala de um paraíso tropical nas ilhas de São Tomé e Príncipe, e da luta pela sobrevivência de Manu, um Caracol Gigante endémico, contra o intruso Kwame, um Caracol Gigante da África Ocidental. Será que Manu conseguirá proteger o seu território e garantir a sobrevivência da sua espécie, ou Kwame triunfará sobre ele? “A Batalha dos Gigantes” é um documentário ambiental, que apela à reflexão sobre a importância da preservação da espécie endémica de Caracóis Gigantes de São Tomé e Príncipe, que se encontra em vias de extinção.
As “Caçadoras”, uma animação com 12 minutos, proveniente de Angola, realizada em 2024 por Coreon Dú e Nelo Tumbula, aborda o mundo de absurdos, fake news, e a linha ténue entre facto e ficção. Um reality show mostra o que é verdadeiramente real, através das suas vedetas. Tisha e Trixie mostram que são reais quando se trata de travar o crime, e salvam o dia com todos os meios necessários para o fazerem.
A ficção brasileira “Big Bang”, realizada em 2022 por Carlos Segundo, narra em 14 minutos como Chico ganha a sua vida a consertar fornos, nos quais entra facilmente devido ao seu tamanho. Face a um sistema que o exclui, não lhe resta outra alternativa a não ser resistir.
“Antes do Nascer da Lua” do português Mário Patrocínio, é um drama realizado em 2023 que conta em 19 minutos as histórias de uma avó sábia, uma mãe guerreira no fim da gravidez, e uma menina, que vivem num mundo seco. A água é escassa, mas elas são resistentes e encontram uma forma de sobreviver. O nascer da lua está próximo, o que parece influenciar as suas relações e os seus sonhos.
Do mesmo realizador é também “O Afinador de Silêncios”, um drama de 2023, que em 21 minutos mostra a vida de Mwanito, que vive há oito anos num lugar distante, cercado pela natureza original. As únicas pessoas que conhece são o pai, o irmão, um tio e um servo. Disseram-lhe que lá fora o mundo morreu e que eles estão à espera de um pedido de desculpas de Deus.
De origem portuguesa é também “Rumo ao Nada”, um drama de oito minutos, realizado em 2022 por Pedro Blu que mostra como uma terapeuta ajuda a sua paciente a enterrar o passado, num jogo de verdades e mentiras.
O bilhete para assistir a esta mostra de curtas com diversos sotaques pode ser comprado aqui.
Sobre o FESTin
O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – FESTin é um evento internacional dedicado ao segmento audiovisual, cujo objectivo é fomentar a difusão, interculturalidade, inclusão social e intercâmbio cultural entre os países de língua e expressão portuguesa, através da divulgação das diferentes culturas e prácticas da diversidade destes países.
Na sua 15ª edição, já é uma referência no sector, sendo o primeiro e único evento em Portugal dedicado exclusivamente à cultura cinematográfica dos países de língua portuguesa.
Ao longo de sua história, o FESTin já exibiu 1.058 filmes, entre longas e curtas-metragens, documentários e animações, e contou com a presença de mais de 340 convidados, entre realizadores/as, produtores/as, actores, actrizes e personalidades culturais, alcançando um público com mais de 58 mil espectadores.
O FESTin, principal iniciativa da Associação Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa (ASCULP), tem o reconhecimento da Presidência da República (PR) Portuguesa, através da concessão do seu Alto Patrocínio. Em 2019, o festival recebeu o Prémio Lusofonia, na categoria Teatro e Cinema.
15º FESTin, Alma Danada, Cine Incrível, Cinema, Cultura, Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, língua portuguesa