Almada | Festival de Música Terras de Santiago
De 18 de Junho a 8 de Julho decorre o Festival de Música Terras de Santiago, com concertos em vários concelhos, music summer camp e concurso internacional
De 18 de Junho a 8 de Julho decorre a 9ª edição do Festival de Música Terras de Santiago (FMTS) ex Festival de Música Cidade de Almada, organizado pela Academia de Música de Almada (AMA) e a Almada Música Associação Cultural (AAC), com apoio da Câmara Municipal de Almada (CMA).
O FMTS, pretende ser uma mostra do trabalho de jovens intérpretes, escolas do ensino artístico especializado nas áreas das artes performativas e demais projectos artísticos de âmbito jovem e académico.
Esta 9ª edição, para além dos habituais concertos realizados nos Concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, incluirá, o Terras de Santiago Music Summer Camp, entre 26 de Junho e 7 de Julho, dirigido a jovens instrumentistas de sopro, percussão e cordas friccionadas, pianistas e guitarristas.
Integrado também no FMTS, decorrerá a 13ª edição do Concurso Internacional de Música Terras de Santiago, nas vertentes de piano, palhetas duplas e composição. Saiba mais sobre o concurso aqui.
No concelho de Almada haverá actividades e concertos no âmbito deste festival em vários locais ao longo do mês de Junho. O concerto de arranque do Festival realiza-se dia 18 de Junho às 21h, com a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa (OAUL) na Academia Almadense. Dia 23 de Junho às 19h, no Solar dos Zagallos na Sobreda, realiza-se um Atelier de Artes Performativas da escola Artística de Música do Conservatório Nacional. A 24 de Junho às 21h, na Aula Magna do Instituto Piaget de Almada no Pragal, decorre a Mostra de Orquestras Jovens. No Edifício do Poder Local no Feijó haverá Oficina de Música para Bébés, no dia 25 de Junho às 10h. A 30 de Junho às 21h no Convento dos Capuchos na Caparica, haverá música de câmara pelos alunos da Escola Superior de Música de Lisboa. Felipe Novellino dá um concerto de piano no dia 1 de Julho às 21h, no Solar dos Zagallos. Tiago Narciso e Afonso Salazar, ambos também no piano, tocam no dia 2 de Julho pelas 21h no Convento dos Capuchos. A 6 de Junho é a vez do Atena Ensemble actuar no Solar dos Zagallos pelas 21h. António Carrilho e Suzana Silva Batoca, dão um concerto em flautas de Bizel em homenagem a Eugénio de Andrade, no dia 7 de Julho às 21h, no Salão das Carochas em Almada. Dia 8 de Julho às 15h no Solar dos Zagallos decorre uma Oficina para Crianças e Famílias, às 16h há um concerto de violino e guitarra clássica pelo 2&M Duo e, no mesmo dia às 21h os Rumos Ensemble dão um concerto intitulado “Tocando Portugal”.
Também no Solar dos Zagallos, haverá Ocupação dos Tempos Livres, dirigida a jovens entre os 10 e os 18 anos, com um Workshop de Guitarra Clássica por Carlos Gutkin de 26 a 30 de Junho e, um Worskshop de Piano por Daniel Schvetz de 3 a 7 de Julho.
Ainda no Solar dos Zagallos haverá Férias em Movimento, dirigidas a jovens entre os 10 e 18 anos, que de 26 a 30 de Julho é dedicada a Orquestra de Cordas Friccionadas por Pedro Afonso e, de 3 a 7 de Julho a Orquestra de Sopros e Percussão por João Chaveiro.
As entregas dos prémios do Concurso Internacional de Música Terras de Santiago e concerto dos laureados decorre também no Solar sobredense, sendo que dia 25 de Junho às 16h é dedicada à vertente de palhetas duplas, 2 de Julho às 16h à vertente Piano e, 8 de Julho às 11h à vertente composição.
O programa completo pode ser consultado aqui.
Informações
www.academiamusica.pt
Telef. 212 952 093 | Email: actividadesama@gmail.com