Almada | Irmãos Catita no Cine Incrível

A banda de Manuel João Vieira, actua dia 30 de Março pelas 21h30

Sábado à noite, os célebres Irmãos Catita estarão em concerto no Cine Incrível. As portas abrem às 21h mas o concerto começa às 21h30. Os seus concertos são míticos e, uma garantia de noite animada e cheia de humor corrosivo.

Os Irmãos Catita manifestam-se contra o encerramento do espaço e a favor do não encerramento do espaço Cine-Incrível e, trazem ao seu palco histórico êxitos conhecidos e irreverentes como “Drogado”, “Cocaína na Vagina”, “Conan, o Homem Rã” ou “Bomba Branca”.

“Os Irmãos Catita são um grupo típicamente português (por vezes até demais) que faz a ponte entre o cançonetismo revivalista e o espéctaculo de cabaret ‘underground’, ou ‘metropolitano’, termo mais lusitano. Estes indestrutiveis burriés de Apolo provêem de uma antiga linhagem de canalizadores da Baixa da Banheira. Desde o fado ao ‘yéyé’, passando pelo Bolero, a Rumba e o Tango, sempre num tom irónico e contemporâneo, são dos grupos mais credenciados e ilustres da noite lisboeta, efectuando performances que chegam ás quarenta horas de duração sem cair para o lado. Tratando a obscenidade civilizadamente, são contudo as canções românticas que lhes fizeram valer o prémio ‘vá-lá, vá-lá’ no festival de ceifeiras-debulhadoras de Alter do Chão e a grande medalha de mérito agrícola do campeonato de gaitas de foles de Mombaça, tendo sido agraciados pelo imperador Salazar com a seguinte chalaça: ‘Oh, mar salgado, quanto do teu sal é o suor dos Irmãos Catita’. Um espectáculo a não perder, ou, como se diz hoje em dia, ‘imperdível’.”, nas palavras de Manuel João Vieira.

A banda portuguesa foi criada em Lisboa em 1991, sendo um dos projectos do cantor, guitarrista e compositor Manuel João Vieira, multifacetado artista (músico, pintor, actor e eterno candidato à Presidência da República), mais conhecido como vocalista dos Ena Pá 2000. Inicialmente a banda Irmãos Catita surge como um projecto alternativo aos Ena Pá 2000, procurando diversificar o repertório e actuar em espaços mais pequenos, lógica que preside também à criação dos Corações de Atum e outros projectos paralelos. Editaram até ao momento três álbuns: “Very Sentimental (1996); “Mundo Catita” (2001) e, “Portugal dos Pequenitos” (2015)

PUB

Os Irmãos Catita são compostos por Manuel João Vieira, na voz principal, guitarra e bandolim; Miss Suzie, na voz principal; Francisco Ferro, na voz e percussões; Gimba na voz e baixo eléctrico; João Leitão, na guitarra e, Luís Desirat na bateria; ou em sua substituição, Beto Garcia e Luís San Payo.

Comprar Bilhete

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , ,