Almada | Videoarte Em Movimento na Casa da Cerca

Procure a carrinha da VEM para ver 11 obras internacionais de videoarte, no dia 28 de Julho às 21h30

A carrinha VEM (Videoarte em Movimento) está em Portugal e apresenta 11 obras de artistas internacionais, ao ar livre, no dia 28 de Julho às 21h30, na Casa da Cerca. Com direcção artística de Alisson Ávila e Irit Batsry e, produção da Duplacena, a VEM 2023 convida a assistir a uma sessão de criação visual ibérica e internacional ao ar livre, com 60 minutos de duração.

O projecto ibérico criou uma viagem com uma carrinha que é também um écran de cinema, entre Madrid e Lisboa. A Casa da Cerca é a penúltima paragem deste périplo e, o fim da viagem acontece no dia 29 de Julho, no Espaço Duplacena Regueirão do Anjos, 77b, em Lisboa.

A viagem artística internacional tem início na encruzilhada musical de Cruzada, de Cinthia Marcelle, uma obra de 2010 que brinca com o eterno ciclo de encontros, confrontos e avanços com os outros, e termina com o rápido e nervoso Oh! I can’t Stop!, em que Zbigniew Rybczynski explora uma das suas múltiplas facetas, neste caso, um thriller em curta-metragem de 1975.

Pelo caminho, uma frase de Marguerite Duras, em Les Antilopes (2020), de Maxime Martinot, desencadeia uma viagem de poesia visual, enquanto, com Ear to the Ground, Kit Fitzgerald, John Sanborn e David Van Tieghem dão a ouvir uma Nova Iorque de 1982, apresentada como um instrumento musical.

Neste périplo, o lápis de Genadzi Buto, em Too Big Drawing (2021), traça um desenho que se estende para além do papel e, As Repúblicas Mínimas, de Rubén Martín de Lucas, um projecto desenvolvido desde a década de 2010, permite descobrir fantásticos espaços fechados. Gary Hill recorre ao ambiente claustrofóbico de Around and About (1980) para uma viagem mental à linguagem.

Este percurso passa ainda pelas paisagens imagéticas desprovidas de figura humana de Atlas (2012), de Magda Gebhardt, e por vários vídeos em que o(s) performer(s) são elementos cruciais, desde os próprios artistas (Hill, de Lucas e Buto) aos músicos (Marcelle, de Sanborn/Fitzgerald/Van Tieghem), até às personagens cinematográficas de Decision of No Return or A Sense of Territory, de Christina Schultz, uma obra de 2017 que convoca as figuras de Sherlock Holmes, Miss Marple, James Bond e Poirot.

É ao ar livre, onde estiver estacionada a carrinha da VEM. Procure-a.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online