Biblioteca Central comemora 27º aniversário com programa para todos
Leitura, escrita criativa, prémios literários, música e bolo de aniversário
A Biblioteca Central, localizada no interior do Fórum Municipal Romeu Correia, foi inaugurada em 1997 sendo o seu projecto da autoria do célebre arquitecto João Lucas. Nasceu do desejo de abrir um espaço de cultura, inclusivo, no centro de Almada. Na parede da entrada, encontra-se “a Peregrinação” em azulejo, do já falecido pintor e escultor Rogério Ribeiro, que também foi director da Casa da Cerca.
Constituída por uma sala de leitura geral, uma sala infanto-juvenil e a sala de exposições Pablo Neruda, a Biblioteca Central de Almada tem vindo a exercer a sua função de promoção da leitura, aprendizagem, convívio e respeito pelo próximo, por meio do seu fundo local, das inúmeras iniciativas ligadas à cultura, educação e participação cívica. Integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, sendo a primeira que agrega três equipamentos, disponibilizando serviços e actividades para todo o tipo de público.
Para celebrar o seu 27º aniversário como espaço de cultura, educação, aprendizagem e sonho para todos, propõe no dia 23 de Novembro, um programa de actividades gratuitas, que valorizam a inclusão e respeitam a diversidade existente no concelho, com o mote “A Biblioteca é de Todos”.
Do programa, destaca-se às 10h30, na Sala Pabrlo Neruda, a Oficina de Escrita Criativa, “A Biblioteca é de todos. Na Biblioteca eu encontro o meu lugar”, com Conceição Garcia, da Escrever Escrever. Através de experiências de escrita criativa, pode explorar as ligações entre o espaço individual do leitor e os estímulos que a biblioteca oferece.
Ás 15h, também na Sala Pablo Neruda, realiza-se a Cerimónia de Entrega de Prémios Literários Cidade de Almada e Maria Rosa Colaço. Serão premiadas duas obras inéditas, de dois autores portugueses, nas modalidades de Romance e Literatura Juvenil, celebrando deste modo a criatividade literária.
O átrio do Fórum Municipal Romeu Correia, acolhe às 16h, a actividade Poesia à la Carte, com Cristina Paiva, da Andante associação artística. A Chef Andantinni tem propostas poéticas para todos. Escolha do cardápio um poema e deguste-o nesta esplanada ao ar livre. Se num restaurante não está à espera de que o seu prato seja servido a todos, também aqui, o poema que escolheu, é só para si. Ele irá das mãos da Chef até aos seus ouvidos.
Também no átrio, mas às 18h, cantam-se os parabéns à Biblioteca Central de Almada, com bolo de aniversário, castanhas e pipocas para todos. O setubalense DJ Dylantino, com a ACNI – Associação Cultural Novas Ideias, comanda a música, para que possa cantar e dançar em família. A Associação Cultural Novas Ideias, começou a dar os primeiros passos no âmbito da música, entre projectos de voluntariado e desporto. Ao longo do seu crescimento, tem vindo a contribuir para a criação de um futuro solidário, inclusivo, tolerante, participativo e criativo para os mais jovens. Dylantino é um exemplo destes jovens, talentoso DJ e produtor musical, que desde cedo se dedicou à música. Entre estilos como o deep house e outros géneros comerciais, começou a conquistar espaço no mundo da música electrónica, e é actualmente uma referência em todo o tipo de festas e eventos.
Pode consultar o programa completo aqui.
"A Biblioteca é de Todos", ACNI, Almada, Andante Associação Artística, Aniversário, Biblioteca central, bolo de aniversário, Cultura, diversidade, DJ Dylantino, Educação, Efeméride, Escrever Escrever, Escrita Criativa, Fórum Romeu Correia, inclusão, Literatura, Poesia à la Carte, Prémio Literário Cidade de Almada, Prémio Literário Maria Rosa Colaço, Programa
Pingback: Almada | Isabel Rio Novo é a vencedora do prémio literário Cidade de Almada 2024 - Almada online